12.06.2017Quinta-feira de Corpus Christi não terá apresentação da Roda de Choro

A tradicional Roda de Choro do Conservatório de Música Popular Brasileira (CMPB) de Curitiba , não vai se apresentar na próxima quinta-feira (15), feriado de Corpus Christi
Os chorões se apresentam toda quinta-feira, no Conservatório de MPB de Curitiba, considerado um núcleo de referência no estudo e conservação do Choro no Brasil. A Roda do Conservatório promovida pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), acontece há 15 anos. Os chorões da cidade e do Brasil são recebidos pelos músicos e professores Julião Boêmio (cavaquinho) e Lucas Melo (Violão 7 Cordas) que são referências na cena musical curitibana. Para Julião, a roda tornou-se o reduto do choro em Curitiba, “é um evento democrático, reúne músicos, estudantes de música e o público interessado em um dos gêneros musicais mais tradicionais da MPB”, conta o professor..
Lucas Melo lembra que o repertório reúne grandes nomes do Choro, “o programa inclui compositores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth, e os compositores locais, como Walter Scheibel, Cláudio Menandro, Wilson Moreira, entre outros”. A entrada é franca.

O Choro ou chorinho é um estilo musical brasileiro, que nasceu no Rio de Janeiro, há mais de 100 anos e que permite a improvisação dos instrumentistas. É executado por instrumentos de sopro, cordas e pandeiro. Recebeu esse nome porque quando executado transmite a sensação de choro e lamento.

Autor: Comunicação Social

Fonte: Icac