Notícias

29.12.2020Oficina de Música proporciona aos alunos acesso exclusivo e diversidade de conteúdos

Em razão da pandemia, a Oficina de Música têm sua versão virtual com muitas novidades e inova nas possibilidades de interação entre alunos e professores.

São 73 cursos online com discussões pertinentes ao universo da música, para alunos de diversos níveis, desde iniciantes a profissionais.

O evento será realizado de 17 a 31 de janeiro de 2021, e está com inscrições abertas até o próximo dia 10 pelo site oficial.

“A Oficina de Música de Curitiba reinventa-se, inova e adequa sua programação pedagógica ao formato digital. Com isso, proporciona que estudantes de música de Curitiba troquem informações com músicos e professores de todas as partes do mundo”, afirmou Marino Galvão Jr., presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

O conteúdo das aulas é um dos principais destaques. As temáticas de cada curso ficarão mais amplas e abrangentes, englobando todo o conteúdo musical pautado pelo professor anfitrião. Para se inscrever num curso não há pré-requisito. Além do professor, outros convidados estarão interagindo com a turma, atribuindo uma riqueza as conversas.

Outra novidade é a duração dos cursos, cada um terá três encontros de duas horas. Esse formato abre a possibilidade para o aluno montar uma grade horária com o curso e assunto que lhe interessar. Os horários estão distribuídos de forma que os alunos possam participar em tempo real de até três cursos e acompanhar um universo maior de discussões.

“A possibilidade de se inscrever em diversos cursos com temáticas muito variadas é uma das ótimas novidades da Oficina. Para esse tipo de evento fazer aula sobre técnica não é tão proveitoso quanto discussões amplas como a saúde do músico, empreendedorismo, marketing digital e interação nas redes ", completa Abel Rocha, curador de música erudita da Oficina de Música.

A relação de cursos se mantém, dividida em duas fases: música erudita e música antiga (de 17 a 23 de janeiro), e de música popular brasileira (de 24 a 31 de janeiro). Em 2021, a Oficina também celebrará o centenário de nascimento de um dos maiores expoentes da música latino-americana, o argentino Astor Piazzola.

Inscrição
Outro diferencial é o custo das aulas, os alunos podem se inscrever como ouvinte ou participante, com taxas de R$30 e R$60. Os alunos inscritos como participantes terão acesso às aulas transmitidas ao vivo por meio da plataforma Microsoft Teams, com possibilidade de interação entre alunos e professores. Esta opção também permite o acesso à gravação das aulas.
Os inscritos como ouvintes terão acesso às aulas gravadas por meio de link de acesso à plataforma Vimeo, em até 24 horas após a realização da classe ao vivo.

Há também a opção de inscrição para a Turma Especial de Acesso à Todos os Cursos, que garante a obtenção das gravações de todas as aulas realizadas na 38ª Oficina de Música de Curitiba, sendo aluno ouvinte de todos os cursos: categorias Antiga, Erudita, MPB, Música e Tecnologia e Musicalização Infantojuvenil. A disponibilização do conteúdo seguirá o cronograma de publicações.

Gratuito
Todo aluno inscrito na Oficina de Música irá receber gratuitamente o curso de Apreciação e Estruturação Musical, com Osvaldo Colarusso. Serão disponibilizadas três aulas de Harmonia Básica e outras seis aulas sobre Diálogos musicais e Música em diálogo com outras artes.

Parceria
A 38ª Oficina de Música de Curitiba tem apoio máster da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e apoio de Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Consulado República Argentina em Curitiba. O evento é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

Serviço:
38ª Oficina de Música de Curitiba de 17 a 31 de janeiro de 2021