12.12.2018Oficina de Música divulga relação dos alunos que passaram por seleção

A Fundação Cultural de Curitiba divulgou a relação dos alunos aprovados nos cursos da 36ª Oficina de Música de Curitiba que passaram por teste de seleção. Dos 103 cursos ofertados, 46 exigiram a avaliação a fim de enquadrar os participantes como ativos ou ouvintes. Ambos terão a oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos com mestres consagrados mundialmente. Veja a lista dos selecionados no site: oficinademusica.org.br

Ainda constam na listagem os bolsistas que receberão isenção da taxa de inscrição, hospedagem e alimentação. Nesta edição a Oficina de Música será feita de 16 a 27 de janeiro de 2019.

Dentro das vagas ofertadas foram selecionados os músicos mais experientes para participar como ativos, e os demais como ouvintes. "Essa divisão gera uma troca maior entre o grupo", diz Abel Rocha, coordenador de música erudita da Oficina de Música.

Diferentemente da edição passada, em que nenhum curso de Música Popular Brasileira prescindia seleção, esse ano são 23 os que foram necessários encaminhar vídeos para as inscrições. Segundo João Egashira, coordenador da MPB, a intenção é que o conteúdo da aula fique mais direcionado.

“A ideia é que os vídeos possibilitem que o professor conheça os alunos com quem vai trabalhar, assim ele consegue preparar um material no nível e no perfil dos alunos”, explica Egashira.

Outro quesito que trouxe essa mudança na área da MPB foram os dois novos cursos da grade, a formação de uma Orquestra de Cordas Brasileira, dirigida pelo próprio Egashira e uma Orquestra de Sopro, dirigida por Roberto Sion.

“Todo ano temos ótimos alunos, muitos deles profissionais que vêm se aprimorar na Oficina, e com a seleção vamos conseguir montar as Orquestras para fazer um grande espetáculo ao final das aulas”, conclui o coordenador.

Oficina de Música
Ainda existem 30 cursos com inscrições abertas, nas áreas de Música Antiga, Erudita, MPB, Música e Tecnologia e nos cursos do MusicaR. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.oficinademusica.org.br.

As aulas serão realizadas na sede principal da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no Prado Velho, mas também serão ofertadas atividades em outros espaços da cidade.

A taxa de inscrição varia de acordo com o número de cursos e a modalidade: R$ 130 (um curso), R$ 195 (dois cursos), R$ 234 (três cursos). Serão gratuitos os cursos para pessoas com deficiências auditivas e físicas, e as aulas do MusicaR nas Regionais Administrativas.