05.02.2021Oficina de Música disponibiliza conteúdos on-line

Saúde dos músicos, empreendedorismo musical, técnicas para instrumento. Temas como estes foram tratados na 38ª Oficina de Música de Curitiba e ainda podem ser assistidos on-line, até 30 de junho.

As inscrições para assistir estão abertas até dia 31 de maio pelo site oficinademusica.curitiba.pr.gov.br. O acesso às aulas gravadas será pela plataforma Vimeo.

Essa inscrição abre a possibilidade de o aluno ver qualquer um dos 73 cursos, com os melhores profissionais internacionais e nacionais de música erudita, antiga e MPB. Além dessas áreas, o inscrito também tem acesso às aulas de música e tecnologia e musicalização para professores e crianças, com113 professores e convidados.

Nesta edição, cada professor anfitrião convidou profissionais de diferentes áreas para enriquecer as aulas, fazendo de cada encontro um conteúdo diferente.

“Essa edição possibilitou uma abrangência maior de temas vinculados a música que nos cursos presenciais não era possível”, Janete Andrade, coordenadora geral da Oficina de Música. Foi o caso das aulas de canto com Paulo Mandarino, que trouxe Mara Behlau para expor sobre saúde vocal. Nas aulas de violino, Cármelo de los Santos convidou o ilusionista Moisés Lima para falar sobre presença de palco.

Também tiveram destaque pela peculiaridade dos convidados as aulas de violino com Priscila Rato, que convidou a pentacampeã de stand up paddle Babi Brazil para falar sobre condicionamento físico e Leelanee Sterrett, das aulas de trompa, para divagar sobre preparação para audições.

“Os conteúdos ficam disponíveis para assistir com a tranquilidade até o fim de junho. Essa oportunidade é única, cinco meses com toda essa gama de assuntos”, disse Janete.

Apesar de ter feito as aulas de canto e a masterclasse de voz como participante, Claudio Di Biaggi aproveita agora para assistir aos cursos que não acompanhou no período da Oficina.

“Reconheço a saudade da aula presencial, mas abordamos assuntos diferente, conversamos sobre temas que normalmente não conseguimos discutir em uma masterclass. Esse projeto vai além da música, com alcance social grande, afirmou.

“As discussões nas aulas on-line são extremamente importantes e pouco tratadas, não temos tempo de discutir nas aulas presenciais“, afirmou Wassi Carneiro, estudante de música da Universidade Estadual Paulista.

Parceria
A Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), com apoio máster da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Festivais de Música 2020. Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Consulado da República Argentina em Curitiba e Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo também apoiaram o evento.

Como fazer
Inscreva-se como ouvinte nas aulas da Oficina de Música de Curitiba no site oficinademusica.curitiba.pr.gov.br. Acesse a Turma Especial de Acesso a Todos os Cursos em https://bit.ly/39rKEPM