Notícias

15.04.2019Músicos da cena erudita internacional e Camerata em concerto de Páscoa

Quem chegou mais cedo ao Santuário Nossa Senhora do Guadalupe, neste domingo (14/4), para a Missa de Ramos, pode apreciar um emocionante concerto da Camerata Antiqua de Curitiba. Regido pelo maestro Tobias Volkmann, do Rio de Janeiro, orquestra e coro apresentaram o espetáculo Morte e Vida, com composições de Bach e Pergolesi alusivas à Paixão de Cristo, que será celebrada na próxima sexta-feira (19/4).

O espetáculo foi transmitido ao vivo pela Rede Evangelizar de Comunicação para 136 repetidoras de televisão e rádio e integrou as comemorações dos 45 anos do grupo musical erudito curitibano. A apresentação da Camerata será retransmitida para toda a rede de emissoras na próxima quinta-feira (18/4), às 18h, e na sexta-feira (19/4), às 22h.

“Este concerto é o ponto alto da Páscoa em Curitiba, com a presença de músicos da cena erudita internacional e esta bela igreja lotada, com gente até de pé para ouvir e se admirar”, disse o prefeito Rafael Greca, que estava acompanhado pela primeira-dama, Margarita Sansone.

O casal foi recepcionado pelo pároco-reitor do santuário, Reginaldo Manzotti, que enalteceu a apresentação da Camerata. “O belo leva a Deus. É um momento de contemplação artística e elevação espiritual, resultado de uma parceria de dois anos entre o grupo musical e o santuário”, disse o religioso, que aproveitou para elogiar “o apreço de Greca pelo Santuário” e a realização da programação do Natal 2018, que ele definiu como “um evento digno e sem custo para a cidade”.

Manzotti assistiu ao concerto ao lado de Greca e da primeira-dama, da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e do presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior.

“A Camerata fará apresentações em várias igrejas no decorrer deste ano em que celebra os seus 45 anos de existência. Começou a temporada pela Catedral Basílica, apresentou-se neste final de semana na Comunidade do Redentor, e agora encanta o público da Igreja do Guadalupe com esse belíssimo concerto”, disse a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro. “É propósito do grupo levar a sua a arte e a sua música para toda a cidade”, afirmou.

Morte e vida
O concerto antecedeu a celebração da Missa de Ramos, data do calendário cristão comemorada sempre no domingo anterior à Páscoa e que representa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O evento está registrado nos evangelhos canônicos de Marcos, Mateus, Lucas e João.

Com a ajuda de monitores de vídeo que exibiam a tradução simultânea das letras compostas pelo Papa Inocêncio III para Stabat Mater, de Pergolesi, e de Martinho Lutero para a Cantata nº 4, de Bach, o público pode apreciar e entender a temática das composições. Enquanto a primeira fala da paixão e morte de Jesus observada por Maria, a segunda faz o contraponto e aborda sua ressurreição.

As composições foram interpretadas pelo sopranista Bruno de Sá (paulista que atua na Suíça), contratenor Martin Oro (da Argentina), além do tenor Miguel Geraldi e do baixo-barítono Daniel Germano, que atuam no Brasil. Todos foram aplaudidos pelo público, formado por adultos e até crianças de colo.