22.10.2019Inscrições para os cursos da Oficina de Música vão até 31 de outubro

Com dez dias para o fim das inscrições, os cursos da 37ª Oficina de Música de Curitiba contam ainda com 58% das vagas em aberto. São 1,5 mil oportunidades para músicos participarem do evento que reúne em Curitiba, no mês de janeiro, os melhores profissionais da área no cenário nacional e internacional.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro e devem ser feitas pelo site www.oficinademusica.org.br.

A oportunidade é única principalmente para os candidatos que precisam passar por seleção, afirma Janete Andrade, coordenadora geral da Oficina de Música de Curitiba.

“As vagas remanescentes serão abertas novamente para os cursos menos procurados, já para os mais requisitados a inscrição deve ser feita neste momento”, lembra Janete.

A Oficina de Música
Marcada para acontecer de 15 a 26 de janeiro de 2020, a Oficina vai comemorar os 250 anos de nascimento do compositor Ludwig van Beethoven, por meio de apresentações e cursos voltados à inclusão da pessoa com deficiência. Durante a carreira, Beethoven perdeu parte da audição.

A Oficina terá 108 cursos divididos em quatro categorias, com oportunidades para músicos com diversos níveis de conhecimento.

A área da música erudita, com 40 cursos, é dirigida pelo maestro Abel Rocha. A de música antiga, com nove, pelo violinista Rodolfo Richter. Os 44 cursos da música popular brasileira e tecnologia têm a curadoria do maestro João Egashira.

Os valores das taxas de inscrição variam de acordo com o número de cursos e a modalidade: R$ 130 (um curso), R$ 195 (dois cursos), R$ 225 (três cursos).

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) será a sede principal da Oficina, mas atividades em outros espaços da cidade também vão ocorrer.

O certificado de extensão aos participantes será emitido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Seleção
Para alunos com maior experiência e interesse em aulas com profissionais mais virtuosos, existem 48 cursos abertos que exigem seleção prévia do professor. Para isso, no momento da inscrição é necessário enviar um vídeo e um breve currículo.

O professor irá selecionar os alunos entre os participantes ativos e ouvintes. Ambos terão a oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos com mestres consagrados mundialmente.

Segundo Egashira, coordenador da MPB, a intenção é que o conteúdo da aula fique mais direcionado. “A ideia é que os vídeos possibilitem que o professor conheça os alunos com quem vai trabalhar, assim ele consegue preparar um material no nível e no perfil dos participantes.”

Artistas renomados com destaque no corpo pedagógico exigem seleção prévia, como o pianista Christian Budu, o violoncelista brasileiro radicado nos Estados Unidos Leonardo Altino, a violista russa Anna Serova, o violinista curitibano Winston Ramalho, o violonista Fábio Zanon e a soprano Rosana Lamosa.

A inscrição para as aulas práticas e de orquestras ainda não estão abertas, devem ser preenchidas pelos inscritos nas aulas de instrumento, após a listagem dos participantes ouvintes e ativos.

Gratuitas
A descentralização foi priorizada com a intensificação do Projeto MusicaR, que garante aulas gratuitas de musicalização infantojuvenil nas dez regionais administrativas da cidade.

Outros cursos gratuitossão Prática de Coro Infanto-Juvenil, com Ana Yara Campos; Villa-Lobos para Piano Solo, com Vania Pimentel; e os estágios em Produção de Ópera – Direção Cênica, com Caetano Vilela; e Produção de Ópera, com direção musical de Abel Rocha.

Parceria
A 37ª Oficina de Música de Curitiba tem patrocínio máster da Caixa Econômica Federal. O evento é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e governo federal por meio da lei federal.

Serviço: 37ª Oficina de Música de Curitiba
Data: 15 a 26 de janeiro de 2020