20.06.2017 Inscrições abertas para cursos no Conservatório de MPB

Estão abertas as inscrições para os cursos do 2º semestre de 2017 no Conservatório de Música Popular Brasileira. São 27 cursos regulares de periodicidade semestral, divididos entre instrumentos, canto, disciplinas teóricas e práticas de conjunto.

O Conservatório de MPB oferece cursos de acordeom, bandolim, bateria, cavaquinho, clarinete, flauta doce e transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trompete, violão e viola caipira. Além desses, oferece o curso de canto popular, disciplinas teóricas (LEM – leitura e estruturação musical, harmonia funcional e arranjo instrumental) e práticas de conjunto (choro, MPB, samba, música caipira). Para crianças, de 7 a 12 anos, há cursos de bateria, violão e piano.

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de junho pelo site www.conservatoriodempb.com.br. Na 1ª fase das inscrições, o candidato deverá ler o edital geral, clicar no curso de seu interesse e em seguida preencher a ficha de inscrição disponível online. A inscrição poderá ser feita em quantos cursos o candidato tiver interesse. Somente em relação a um mesmo curso (que seja disponibilizado por dois professores diferentes), o candidato deverá optar por um dos professores.

Após esse procedimento, o candidato deverá aguardar o edital de aprovação da 1ª fase. Se for aprovado, passará para a 2ª fase das inscrições quando se submeterá a um teste prático e/ou entrevista de nivelamento, realizado mediante o pagamento da taxa de R$ 35, que será cobrada apenas para os aprovados para a 2ª fase. A lista com os nomes dos selecionados – na 1ª e 2ª fases – será divulgada no próprio site.

Para obter mais informações e esclarecer dúvidas, o candidato pode enviar um e-mail para secretariacmpb@fcc.curitiba.pr.gov.br ou ligar para o telefone (41) 3321-3315. O atendimento pessoal pode ser realizado na secretaria do CMPB de segunda a quinta-feira das 9h às 22h, sexta-feira das 9h às 21h e sábado das 9h às 13h.

Gratuidade – Os cursos de disciplinas teóricas e práticas de conjunto poderão ser gratuitos para os alunos matriculados como pagantes nas aulas de instrumentos ou canto. Neste caso, os candidatos deverão se inscrever normalmente conforme o procedimento padrão.

Inscrições para novos alunos do Conservatório de MPB de Curitiba:
16 a 30 de junho – Inscrições pelo site www.conservatoriodempb.com.br
Valores: cursos de instrumentos ou canto – 5 x R$ 120, teste (2ª fase) R$ 35 e matrícula R$ 120.
Valores: curso de clarinete (em dupla) – 5 x R$ 160, teste (2ª fase) R$ 35 e matrícula R$ 120.
Valores: cursos teóricos e de práticas de conjunto – 5 x R$ 50, teste (2ª fase) R$ 35 e matrícula R$ 50.
Endereço: Rua Mateus Leme, 66, São Francisco.
Informações: (41) 3321-3315, (41) 3321-3208
Informações pedagógicas: 3321-3318
E-mail: secretariacmpb@fcc.curitiba.pr.gov.br
Início das aulas – 24 de julho de 2017

CURSOS REGULARES DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

Cursos para adultos | a partir de 13 anos completos
Canto popular, piano, acordeom, bandolim, violão, cavaquinho, guitarra, baixo elétrico, viola caipira, bateria, percussão, trompete, flauta doce, flauta transversal, trombone, clarinete e saxofone.

Cursos para crianças | 7 a 12 anos
Bateria, violão e piano.

Disciplinas teóricas | a partir de 13 anos completos
LEM (linguagem e estruturação musical), harmonia e arranjo instrumental.

Práticas de conjunto | a partir de 13 anos completos
Conjunto de choro, conjunto de MPB, conjunto de música caipira e conjunto de samba.

Valores dos cursos e carga horária semestral:

MODALIDADE DE CURSOS REGULARES VALOR TOTAL Nº DE PARCELAS VALOR PARCELA
Canto, instrumentos adulto/infantil R$ 600,00 5x R$ 120,00
Clarinete (aulas em dupla) R$ 800,00 5x R$ 160,00
Disciplinas teóricas R$ 250,00 5x R$ 50,00
Práticas de conjunto: choro, MPB, samba e música caipira R$ 250,00 5x R$ 50,00

TAXAS PARCELAS
1ª Fase de inscrição – questionário online gratuito
2ª Fase de inscrição – teste de nivelamento / entrevista (se aprovado na 1ª Fase) R$ 35,00 valor único
Matrícula (se aprovado na 2ª Fase) – instrumentos e canto R$ 120,00 valor único
Matrícula (se aprovado na 2ª Fase) – Disciplinas teóricas e práticas de conjunto R$ 50,00 valor único

CURSOS REGULARES – cargas horárias semestrais