16.01.2020Igrejas centenárias viram templos musicais

Música em forma de oração. Na 37ª Oficina de Música de Curitiba, altares de igrejas e capelas centenárias recebem concertos emocionantes de música antiga e erudita. São dez apresentações intimistas, quase todas às 12h30.

Toda a programação é gratuita e começa nesta sexta-feira (17/1), na Igreja de Cristo, discreto templo Luterano na Rua Inácio Lustosa, no Centro. Um concerto de clarinete e violão vai brindar quem passar pelo local. Neste mesmo altar, outra apresentação acontecerá na próxima sexta-feira (24/1), com música antiga.

Capela da Glória meio-dia e meia
A centenária e restaurada Capela da Glória entrou para o circuito cultural da cidade, e na Oficina de Música não poderia ficar de fora. Pela segunda vez, é um dos palcos principais do evento para apresentações de música antiga e barroca.

"Essa Unidade de Interesse de Preservação foi resgatada do abandono, restaurada e devolvida à cidade como um altar de oração e palco de apresentações sacras e de música erudita, combinando perfeitamente com a proposta da Oficina de Música de Curitiba", disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

De sábado (18/1) a terça-feira (25/1) haverá concertos todos os dias, sempre às 12h30. No sábado, concerto de encerramento com a classe de Música Antiga.

Obras de Beethoven em raridade musical
Outra integrante do circuito musical religioso da Oficina é a Igreja Bom Jesus dos Perdões, ao lado da Praça Rui Barbosa, construída em 1907 pelos jesuítas e que abriga uma raridade musical, um órgão Speith, de quase 100 anos.

É nesse instrumento de madeira e metal, um dos últimos da marca em funcionamento no Brasil, que será executado no sábado (18/1), às 19h30, uma retrospectiva das obras de Beethoven, o homenageado deste ano na Oficina de Música de Curitiba.

O concerto será com músico inglês James Johnstone, um dos professores da Oficina.

Parceiros
A 37ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e governo federal. O evento tem patrocínio da Caixa Econômica Federal

Apoiadores: Família Farinha, Comunidade Luterana Igreja de Cristo, Igreja Bom Jesus dos Perdões, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Bicicletaria Cultural, Universidade Federal do Paraná, Lamusa – Laboratório de Música Sonologia e Áudio, Sistema FIEP, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), HOG The One Curitiba, Solar do Rosário e apoio máster do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Confira a programação de concertos em igrejas e capela

COMUNIDADE LUTERANA IGREJA DE CRISTO
Rua Inácio Lustosa 309 – São Francisco
Sexta-feira, 17 de janeiro – 12h30
DUO TERRINA
Duo formado pelo clarinetista Jonathan Augusto e pelo violonista Eric Moreira

CAPELA DA GLÓRIA
Avenida João Gualberto, 565 – Alto da Glória

Sábado, 18 de janeiro, 12h30
MÚSICA BARROCA CURITIBA
Música Galante para violino e violoncelo
Violino – Matheus Prust
Violoncelo – Alzira Schimitt-Hübner
Programa – Leopold Hofmann, Carlo Tessarini, Jean-Baptiste Bréval, Franz Joseph Haydn

Domingo, 19 de janeiro, 12h30
DUO DE VIOLÕES KINESIS
Daniel Ricobom Costa e Leonardo Rodrigues
Programa – Astor Piazzola – Tango suíte, Radamés Gnatalli – Suíte Retratos, André Jolivet – Serenata para duas guitarras, Paulo Bellinati – Jongo.

Segunda-feira, 20 de janeiro, 12h30
CONCERTO PROFESSORES DE MÚSICA ANTIGA
Recital de canto e theorba – Música francesa e inglesa. Soprano – Sophie Daneman e Teorba – Dolores Costoyas

Terça-feira, 21 de janeiro, 12h30
Programa – Obra para violão e oboé, violão Fábio Zanon e oboé Joel Gisiger Napoleon Coste – Consolazione – Romance, op.25, Les Regrets – Cantilène, Op.36, Marcha e Scherzo, Op.33, Le Montagnard, Op. 34ª de Ferdinand Rebay – Sonata para clarinete e violão nº 2, em Lá menor clarinete – Sérgio Burgani e violão Fábio Zanon– de Heitor Villa-Lobos – Prelúdio da Bachiana e Feira de Mangaio de Sivuca e Glorinha Gadelha com Priscila Rato – violino e Marcelo Caldi acordeom.

Sábado, 25 de janeiro, 12h30
Concerto de encerramento dos alunos de Música Antiga

Sexta-feira, 24 de janeiro – 12h30

CLASSE DE ALAÚDE