Notícias

12.11.2019Festival da Orquestra Jovem Alegro promove concertos gratuitos na cidade

O Festival da Orquestra Jovem Alegro, promovido pela Associação Musical Alegro, será feito de 13 a 18 de novembro e reúne alunos inscritos de várias partes do país. O encerramento da programação é com o grande concerto da Orquestra Jovem Alegro (OJA), dia 18 de novembro, no Teatro Positivo. No dia 17, às 17 horas, ocorrerá o concerto de música de câmara do festival, contando com a participação de alunos e professores. As duas apresentações são gratuitas.

O concerto na Capela Santa Maria evidencia a importância que a equipe Alegro confere à música de câmara. Todas as famílias dos instrumentos da orquestra sinfônica serão representadas neste concerto. São obras escritas para cordas, sopros e percussão, de compositores como Bach, Tchaikovsky, Vivaldi, Claudio Santoro, entre outros.

Associação Musical Alegro, instituição mantenedora da OJA, foi criada pelo músico britânico radicado em Curitiba Edward Matkin, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de um sistema de orquestras jovens no Paraná. O concerto de música de câmara e o da orquestra é o ápice das atividades anuais da Alegro, culminando uma longa cadeia de iniciativas que possibilitam apresentações musicais elaboradas.

O repertório a ser executado nestes concertos são um desafio técnico até mesmo para músicos profissionais. Isso reforça o princípio de formação aplicado pela Alegro. “A excelência musical dos concertos da Alegro é fundamental para nossa estratégia de inspirar nossos jovens aprendizes e mostrar para eles que, com muita disciplina, esforço e trabalho, é possível alcançar momentos sublimes por meio da música”, disse Matkin.
Associação

A Alegro atua a partir de Curitiba desde 2016. Sua força está no notável grupo de apoiadores e parceiros, entre os quais Marshall Marcus (diretor da European Youth Orchestra), Neil Thompson (Royal College of Music), e Stefan Asbury (Boston/Tanglewood).

Destaca-se também a parceria com a ABRSM – sigla inglesa para o Conselho das Escolas Reais de Música britânicas, maior organização de avaliação mundial de música erudita, presente em mais de 93 países e que tem como patrona a rainha da Inglaterra.

Além da força dos apoios internacionais, a Alegro construiu também uma importante rede de parcerias e apoios locais. Atualmente, apoia 7 núcleos de ensino que proporcionam acesso à educação musical a mais de 450 crianças em diversos tipos de vulnerabilidades sociais que, de outra forma, não teriam esta oportunidade.

Festival da Orquestra Jovem Alegro
Concerto de Câmara
Data: Domingo, 17 de novembro, às 17h
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)