21.11.2017Coro da Camerata Antiqua de Curitiba realiza ensembles gratuitos

Obras corais para duetos e trios serão apresentadas pelo Coro da Camerata Antiqua de Curitiba nos concertos desta sexta-feira (24), às 20h, e sábado (25), às 18h30. O programa, que leva o título “Da mesma matéria que os sonhos”, tem a direção de Flávio Stein, regência de Mara Campos e acompanhamento de Clenice Ortigara (piano) e Roger Burmester (alaúde). A entrada é gratuita, sujeita à disponibilidade de ingressos.

No intuito de aprimorar ainda mais o talento individual de seus membros por meio da música de câmara, o Coro da Camerata aderiu aos ensembles, inserindo-os na temporada oficial de concertos. O diretor Flávio Stein comenta que, neste programa, o desafio é a valorização do intérprete. “Optamos por fazer, na maior parte das canções, cada linha cantada por apenas um cantor ou cantora. Mas temos direito a solos e duetos também” conta.

Serão executadas obras de Benjamin Britten, Claudio Monteverdi, John Dowland, Johannes Brahms e Gabriel Fauré. “O resultado é um repertório coral mais intimista, onde novos detalhes podem brilhar ou mesmo passagens famosas podem soar de maneira inusitada, unindo texto e música”, explica Stein.

O diretor comenta ainda que o título foi inspirado na obra de Britten, escrita para o texto de Willian Shakespeare. “Essa obra forma um fio condutor no Programa, no qual o amor é o tema central. Essa diversidade estilística forma um painel musical, o real e o imaginário se confundem e nos colocam sobre esta linha tênue do amor que nos suspende diariamente a dois palmos do chão”, conclui.

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta “Da mesma matéria que os sonhos”
Direção: Flávio Stein
Regência: Mara Campos
Cravo e piano: Clenice Ortigara