Notícias

18.01.2019Acordes da música antiga e a graça da Capela da Glória encantam público

A pequena Capela da Glória recebeu nesta quarta-feira (17/1) a apresentação de professores de música antiga da 36ª Oficina de Música de Curitiba. O concerto, na hora do almoço, abriu a programação de música nas igrejas com público silencioso, atento às notas musicais do violinista Rodolfo Richter, da violonista Jennifer Morschers e do teorbista Willian Carter.

Assim como neste concerto, onde foram apresentadas obras italianas e germânicas do século 17, a programação nas igrejas conta com músicas antigas e eruditas. “O repertório e o espaço se completam”, disse o professor de História Marco Aurélio Barbosa, que acompanhou o concerto com a esposa, Mirilaine Brites.

“Viemos pelo conjunto, pela Oficina de Música e para conhecer esse espaço que não tínhamos acesso, mas agora que foi restaurado é um prazer frequentar. Com essa união perfeita, percebemos que a cultura tem seu lugar dentro da cidade”, afirmou Marco Aurélio.

Para a advogada Ligia Maria Pinto, o horário do almoço foi um diferencial na hora de escolher a programação. “Minha rotina é corrida, mas com a vontade de ouvir uma boa música deixei de lado as atividades para acompanhar um pouco da Oficina. O meu cardápio hoje foi alimentar a alma, para depois poder alimentar o corpo."

Alunos da Oficina também estiveram presentes focados na execução dos professores e absorvendo os conhecimentos passados dentro de sala de aula. “A Oficina de Música tem fama nesse tipo de concerto, que a gente não vê em muitos lugares, principalmente em música antiga, área bem especifica e de poucos profissionais de alto nível no mercado”, comentou a aluna de flauta doce Flávia de Oliveira, de Taiuí, interior de São Paulo.

Outras apresentações gratuitas estão previstas na Capela da Glória nos dias 19, 21 e 26. As outras duas igrejas que estão no circuito são a Paróquia Bom Jesus dos Perdões, perto da praça Rui Barbosa, no Centro, e a Comunidade Luterana Igreja de Cristo, na Rua Inácio Lustosa, no bairro São Francisco.
PROGRAMAÇÃO DE CONCERTOS NAS IGREJAS

Capela da Glória