18.09.2017Projeto Curitiba Lê participa de Semana Literária Sesc PR

De 18 a 23 de setembro, o Sesc PR promove em todo o estado uma das maiores feiras e encontros literários do Brasil, a 36ª edição da Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro, com o tema “Literatura e(m) movimento: travessias do tempo e do espaço”. O programa Curitiba Lê, da Fundação Cultural de Curitiba, participa do evento com duas minioficinas, na Praça Santos Andrade, realizadas por mediadores das Casas de Leitura.

Uma das ações acontece com o mediador da Casa da Leitura Jamil Snege, Thiago Correa, que durante a semana promoverá leituras e diálogos que estimulam reflexões sobre construções de identidades, e apresentará narrativas literárias produzidas ou registradas por escritores indígenas brasileiros. “Guiadas por algumas breves reflexões teóricas, a atividade pretende promover um diálogo entre os participantes, compartilhando suas visões sobre a literatura indígena, e principalmente estimular a apreciação de textualidades produzidas pelos nativos e compartilhamentos das percepções sobre as obras lidas”, explica Thiago.

Outra atividade, conduzida por Samuel Teixeira e Tatiane Phauloz, mediadores da Casa da Leitura Miguel de Cervantes, acontece na quarta-feira (20), às 10h, e pretende apresentar e discutir a literatura popular e seus pontos de contato com a literatura infantil. A discussão será feita a partir dos questionamentos levantados pelo autor e ilustrador paulistano Ricardo Azevedo em seus textos teóricos “Conto popular, literatura e formação de leitores”. Além disso, serão apresentados alguns contos populares para fomentar a discussão. A inscrição é gratuita.

Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro – O evento ocorre simultaneamente em Curitiba, na Praça Santos Andrade, em frente à Universidade Federal do Paraná (UFPR), e em outras 22 cidades paranaenses. Durante seis dias serão realizadas 425 atividades em todo o estado, entre mesas-redondas, oficinas, apresentações artísticas e exibição de filmes.