Notícias

21.08.2017Casa da Leitura Paulo Leminski tem programação especial em homenagem ao aniversário do escritor

O poeta curitibano Paulo Leminski faria 73 anos no próximo dia 24 de agosto. Em mais uma homenagem ao poeta, a Casa da Leitura Paulo Leminski, da Fundação Cultural de Curitiba, está com uma programação especial nesta semana. São diversas atividades entre os dias 21 a 24, como oficinas de poesia, leitura e discussão sobre as obras do autor. Localizada na Rua Padre Gaston, na Cidade Industrial, a Casa Paulo Leminski já realizou duas Rodas de Leitura nesta segunda-feira (21).

A primeira Roda aconteceu com a mediadora Danielle Campos e os alunos da Escola Estadual Alcyone Moraes de Castro. “Nesses eventos a gente consegue chegar a grupos que não tem o costume da leitura. Hoje apenas um aluno já tinha vindo aqui. Então aproveitamos para divulgar a casa de leitura como um espaço cultural e artístico, fazendo com que eles voltem outro dia”, afirmou Danielle.

A Semana Leminski não homenageia só a obra ou a pessoa, mas tudo que tenha relação com o autor e sua produção local, enquanto poeta, escritor e artista. “Além da questão da visibilidade e divulgação do poeta, a semana nasceu para homenagear e chamar a atenção da comunidade para esse espaço. Essa é uma semana de festa!”, explicou Patrícia Wohlke, gerente das Casas de Leitura.

Paulo Leminski
Autor de uma extensa e relevante obra literária, que inclui poesias, romances, contos, biografias, traduções e letras de músicas, Paulo Leminski é considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira e um dos maiores expoentes da poesia de vanguarda. Entre suas obras mais conhecidas estão "Catatau", "Agora é que são elas", "Caprichos e Relaxos" e "Metamorfose, uma viagem pelo imaginário grego". Leminski faleceu em 1989, aos 44 anos.

Com toda a programação gratuita, confira a agenda abaixo:
Serviço:

22 DE AGOSTO (TER)
RODA DE LEITURA – GUERRA DENTRO DA GENTE
Leitura do primeiro capítulo do livro infanto-juvenil “Guerra dentro da gente”, do escritor curitibano Paulo Leminski.
Com Francisco Lobo.
Classificação: 10 anos

22 DE AGOSTO (TER)
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – LEMINSKONTANDO
O celeste, representado em obras dos autores Paulo Leminski, Alice Ruiz e Estrela Leminski.
Com Sueelem Witsmiszyn.
Classificação: 5 anos

23 DE AGOSTO (QUA)
OFICINA DE POESIA PARA JOVENS
A atividade tem o intuito de apresentar aspectos técnicos da poesia e estimular o interesse pela profissão de escritor.
Com Zeca Corrêa Leite.
Classificação: 13 anos

24 DE AGOSTO (QUI)
RODA DE LEITURA – QUARENTA CLICS EM CURITIBA
Poemas e imagens de uma Curitiba perdida.
Com Leandro Toporowicz.
Classificação: 14 anos