Notícias

09.05.2019Casa da Leitura Nair de Macedo leva poemas a praça e atrai a vizinhança

Ler poemas curtos para quem passa pela praça Flausina Ribeiro de Loyola, no Guabirotuba, é a estratégia que a equipe da Casa da Leitura Nair de Macedo, vizinha ao local, está usando para conquistar leitores e atrair público para suas atividades.

Denominada Leitura na Praça, a atividade acontece nas tardes das quartas-feiras deste mês e termina com a entrega de uma cópia do poema lido. O objetivo é que a pessoa possa lê-lo em casa, sozinha ou para familiares e amigos.

“Muito simpática e gostosa a iniciativa”, disse a dona de casa Sandra Maria Ferreira Keppen, depois de ouvir textos de Oswald de Andrade e Torquato Neto. Ela acompanhava a neta Júlia, de 5 anos, quando foi abordada pela estudante de Letras Jacqueline Barbosa, que faz estágio na Casa da Leitura e também ajudou a selecionar os textos.

“Uma coisa que a gente gostava de fazer na juventude, agora tem aqui na pracinha”, comentou Sandra, que mora no bairro há 37 anos. Durante esse tempo, levou os dois filhos na Casa da Leitura e, agora, acompanha a neta caçula nas brincadeiras na praça.

Surpresa na caixa do Correio

Especializada em obras literária, a unidade do Guabirotuba da Casa da Leitura tem quase 40 anos de atividades e é uma das 16 unidades de leitura mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba. Para estreitar os laços com os moradores, também lança mão de outras estratégias. É o caso da postagem de textos literários nas caixas de Correio das residências próximas.

“Aproveitamos o acesso às caixas para deixar os textos e, junto, o convite para os moradores visitarem nosso espaço”, conta o coordenador do local, Eli Bruno do Prado. “Ainda hoje, quando chegarem em casa e forem conferir a correspondência, vão encontrar um texto do Jamil Snege”, completa.

A meta de Eli é contribuir para a formação de novos leitores – entre crianças, adolescentes e adultos – e atrair público para as outras atividades desenvolvidas no local, como parte do programa Curitiba Lê. Entre elas estão rodas de leitura, contação de histórias e bate-papo com escritores.

A Casa da Leitura Nair de Macedo fica na Rua da Capitania, 57, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. A programação é grátis.