17.11.2016 Casa da Leitura Manoel Carlos Karam comemora 10 anos

A Casa da Leitura Manoel Carlos Karam está comemorando 10 anos de atividades e programou para a próxima semana diversas ações gratuitas de incentivo à leitura com convidados especiais. Haverá rodas de leitura, contação de histórias, oficinas para mediadores de leitura, encontro com escritores e uma Feira de Histórias. Há atividades para todas as faixas etárias.

O ponto alto da programação é a Feira de Histórias, marcada para domingo, 27 de novembro. Nesse dia a Casa da Leitura receberá vários contadores de histórias para compartilhar suas narrativas, e também o Duo Fole Baixo e Bruno Karam, que apresentam o espetáculo “Ócios do Ofício”. O show tem músicas compostas por Marcelo Pereira e Marina Camargo dentro da temática abordada por Manoel Carlos Karam. Além das melodias e texturas sonoras, as músicas contêm áudios com trechos de textos do autor, lidos por ele mesmo.

Durante a semana, as rodas de leitura terão temas bem variados – literatura de terror, a metáfora do luto na literatura infantil, textos de autoras brasileiras contemporâneas, literatura e leitura na escola. Uma das rodas de leitura é dedicada à obra de Karam.

Inaugurada em 2006, no lugar do antigo Centro Cultural Maria Fumaça, no Parque Barigüi, a Casa da Leitura recebe pessoas de todas as regiões de Curitiba e de outras cidades. Foi um das primeiras unidades a integrar o Curitiba Lê, programa de incentivo à leitura da Fundação Cultural de Curitiba. Seu nome é uma homenagem ao escritor e jornalista que marcou a literatura paranaense com a publicação de sete romances e 20 peças teatrais. Embora nascido em Santa Catarina, Karam viveu desde a juventude em Curitiba e, ao falecer em dezembro de 2007, teve parte de seu acervo bibliográfico incorporado pela biblioteca da Casa da Leitura.

Confira a programação completa da semana de aniversário:

21 de novembro (segunda-feira)

RODA DE LEITURA – CONVITE AO MEDO: UM PASSEIO SOBRE A LITERATURA DE TERROR E SUSPENSE
Com Lilyan de Souza

FESTA DA LEITURA!
Roda de leitura da obra Caixinha de Narizes, de Liana Leão e piquenique no quintal da Casa da Leitura. Com Alisson Freyer e Fabiane de Cezaro.
Classificação: 9 anos
Horário 14h

22 de novembro (terça-feira)

RODA DE LEITURA – PALAVRA DE MULHER
Leitura compartilhada e mediada de textos literários de autoras brasileiras contemporâneas. Com Alisson Freyer
Horário:9h30

A METÁFORA DO LUTO NA LITERATURA INFANTIL
Conversa com Lucas Buchile sobre seu livro Enquanto Eu Crescia.
Classificação: 10 anos

23 de novembro (quarta-feira)

RODA DE LEITURA DA OBRA DE MANOEL CARLOS KARAM
Com Nadja Naira e Michelle Pucci.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONTOS DE BICHOS COM PENAS
Narrativas literárias e populares protagonizadas por aves. Com Fabiane de Cezaro
Classificação: 8 anos

24 de novembro (quinta-feira)

RODA DE LEITURA BRUXULEIO
Leitura de contos sobre bruxos, bruxas e magia. Com Leandro Toporowicz.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – AS FIANDEIRAS DO DESTINO OU HISTÓRIAS DA VELHA
Histórias misteriosas de mulheres sábias. Com Danielle Campos.

CONVERSA SOBRE LITERATURA E LEITURA NA ESCOLA
Com Milena Martins.
Classificação: 16 anos

25 de novembro (sexta-feira)

OFICINA: ASPECTO RELACIONAL DA RODA DE LEITURA
Voltado a mediadores de leitura, professores e demais profissionais que trabalham com projetos de leitura. Com Diamila Medeiros. Inscrições: 3336-2073.

CAFÉ LITERÁRIO
Às 14h, conversa com a escritora Liana Leão. E às 16h30, conversa com Mauro Tietz sobre a criação do programa de incentivo à leitura Curitiba Lê.

26 de novembro (sábado)

SARAU POPULAR
Encontro de poetas e artistas independentes para divulgar seus trabalhos.

27 de novembro (domingo)

FEIRA DE HISTÓRIAS
Para encerrar a semana de comemoração dos 10 anos da Casa da Leitura, um encontro especial para compartilhar narrativas entre contadores de histórias, leitores, comunidade e todos que fazem parte desta história. Participação dos contadores de histórias Carol Damião, Ciliane Vendruscolo, Cia. Girolê, Cia Mafagafos, Daniele Martins, LiLyan de Souza (Inominável Companhia de Teatro), Maria da Glória Bitencourt, Priscila Angélica e Rafael Di Lari (Cia. Barbas de Molho). Encerramento com o espetáculo “Ócios do Ofício”.

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam
Endereço: Rua Batista Ganz, 453 – Santo Inácio