Notícias

18.10.2018Mostra Solar terá duas semanas de apresentações de dança gratuitas

 Uma intensa programação gratuita de dança vai acontecer entre os dias 27 de outubro a 11 de novembro, na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento, no Largo da Ordem. O espaço cultural, que desde abril deste ano vem estimulando novas formas de linguagem corporal, recebe a Mostra Solar.

O projeto traz sete artistas curitibanos, selecionados através de edital, para apresentações, oficinas e bate-papo. Como contrapartida, aulas e apresentações gratuitas estão sendo ofertadas pelos selecionados na Regional Cajuru.

A Mostra Solar pretende lançar luz sobre os artistas e a dança em Curitiba. “Do ponto de vista artístico vislumbramos intensificar o envolvimento e a valorização do artista da dança na comunidade”, explica a coordenadora de dança da Fundação Cultural de Curitiba, Carmen Jorge.

“Do ponto de vista da gestão buscamos fomentar e difundir o produto cultural, além de otimizar recursos públicos e qualificar o atendimento para artistas e público”, completa Carmen.

Abertura
Abre a programação a oficina e apresentação com o convidado Volmir Cordeiro. O artista catarinense, com um extenso currículo internacional, ministra uma oficina entre os dias 24 e 26 de outubro, em que vai comentar sobre o estudo de seu doutorado em Paris e sua expertise na criação de solos. Para a Mostra, Volmir Cordeiro apresenta o solo de sua autoria ‘Céu’.

Dos curitibanos selecionados via edital, cada artista fará duas apresentações. A intensão é divulgar a ação de artistas da cidade ao lado dos que dançam pelo mundo.

A Mostra é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. Foi viabilizada através do Edital Solar 2018. Tem como parceiro na realização o ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

Programação
Por noite são duas apresentações gratuitas. A artista Lívea Castro mostra ‘Vilosidade’, um convite a se pensar no outro e na relação com o corpo. Alessandra Lange realiza ‘Mãe – um ensaio sobre ela’, um trabalho desenvolvido pela artista no Projeto Investigação do Movimento Particular.

Dão sequência nas apresentações, Juliana Adur que pretende nadar conta a maré no espetáculo ‘Peixe – espada – Como sobreviver em alto mar’ e em busca de uma estética do exagero, Gabriel Machado, integrante do grupo Selvática, apresenta ‘Mil Besos’.

Finalizam a programação, ‘Amanhã foi cancelado’ com Fabio Tavares um estudo sobre a fisiologia da ausência. Através de inspiração nas mulheres que vagueiam nas ruas, Gládis Tridapalli apresenta ‘Maria Samambaia Palestra’ e Marila Velloso, professora da UNESPAR, articula estudos de improvisação e o uso de sensores refletindo sobre autonomia em tempo real, com ‘Preset’.

O encerramento da Mostra Solar acontece com um bate-papo no domingo, 11 de novembro, o intuito é aproximar, desenvolver relações, trocas e entendimentos do fazer artístico em dança entre artistas, colaboradores, produtores, técnicos e o público com a presença dos críticos/mediadores Elke Siedler e Francisco Mallmann.

Circuito de Dança nos Bairros
Com intenção de ser ampliado para todas as Regionais, as aulas e apresentações dos artistas selecionados para a Mostra Solar, estão sendo realizadas na Rua da Cidadania do Cajuru. A programação que teve início em agosto de 2018 e continua até dezembro, pretende alinhar o pensamento de artistas e instituição acerca das atividades de contrapartida social.

Serviço: Local:
Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento

Endereço: Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem – São Francisco
Telefones: 41.3321.3228 e 41. 3321.3232
E- mail: danca@fcc.curitiba.pr.gov.br

24, 25 e 26 de outubro
Oficina Volmir Cordeiro – das 14 às 18h – Studio 2

27 e 29 de outubro
Abertura da Mostra
Apresentações do Solo CÉU de Volmir Cordeiro, seguido de bate-papo com o público – 20 horas / Studio 1
Classificação: 18 anos

Sexta-feira, 2 de novembro
19h – Lívea Castro – “Vilosidade” / Classificação: 16 anos
21h – Alessandra Lange – “Mãe – um ensaio sobre ela” / Classificação: 16 anos

Sábado, 3 de novembro
19h – Juliana Adur – “Peixe – espada – Como sobreviver em alto mar” / Classificação: 16 anos
21h – Gabriel Machado – “Mil Besos” / Classificação: 16 anos

Domingo, 4 de novembro
19h – Fabio Tavares – “Amanhã foi cancelado”/ Classificação: 18 anos
21h – Gládis Tridapalli – “Maria Samambaia Palestra” / Classificação: 18 anos

Quarta-feira, 7 de novembro
19h – Marila Velloso – “PRESET” / Classificação livre
21h – Alessandra Lange

Quinta-feira, 8 de novembro
19h – Marila Velloso
21h – Gládis Tridapalli

Sexta-feira, 9 de novembro
19h – Fabio Tavares 
21h – Lívea Castro

Sábado, 10 de novembro
19h – Juliana Adur
21h – Gabriel Machado

Domingo, 11 de novembro
15h – Bate-papo com todos os artistas, produtores e os mediadores Francisco Mallmann e Elke Siedler.

Circuito de Dança nos Bairros
Informações: Rua da Cidadania Cajuru/Núcleo Regional Cajuru/Fundação Cultural de Curitiba
Rua Prefeito Maurício Fruet, 2150
Fone: 3361-2302 ou 3361-2304

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar