Notícias

26.04.2018Flashmob e performances artísticas marcam o Dia Internacional da Dança

Atividades gratuitas e abertas a população marcam a programação da Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento, em comemoração ao Dia Internacional da Dança. O lançamento da revista eletrônica Relâche, e mais duas atividades artísticas no sábado (28) e domingo (29) pretendem, além de festejar a data, colocar luz sobre a agenda do espaço este ano.

“O mundo inteiro comemora esse dia. Queremos dar visibilidade para essa linguagem, convidar a se aproximar e motivar as pessoas a dançarem. Para isso, essa linda programação vem mostrar que a Hoffmann está viva e bastante democrática. Será um ano agregador, em que a comunidade está crescendo em torno do espaço”, avalia Carmen Jorge, coordenadora de dança do Instituto Curitiba de Arte e Cultura e consultora da Fundação Cultural de Curitiba.

As atividades artísticas são abertas à comunidade participar e interagir. No fim de semana, a apresentação do flashmob leva a dança até o público e no domingo (29), durante a feirinha do Largo da Ordem, a Casa Hoffmann abre as portas e recebe os transeuntes para uma performance, formando um grande origami, com a artista curitibana, que hoje vive na Argentina, Cristina Ribas.

Flashmob
O flashmob será apresentado no sábado (28), às 19h e 20h e domingo (29), às 17h e 18h, na escultura do Cavalo Babão até a frente da Casa Hoffmann. Serão 95 pessoas de várias áreas artísticas e idades. “O intuito é envolver a cidade, com pessoas de todas as áreas, teatro, performance, artes visuais, todo mundo conectado através da dança e na cidade, no meio da rua”, explica Carmen.

A coreografia foi feita por Cristian Duarte, e desenvolvida com os participantes entre os dias 10 e 15 de abril, a partir da música ‘Dance With Me’ da banda Chilli (1978). “O ponto de partida é o jazz dance e na estética dos anos 80 e 90. O que me atraiu nessa linguagem é a intensidade, é muito plástico, com sedução, provocação. Explorando a maquiagem, figurino, será surpreendente! Nós seremos os fogos de artifício dessa celebração!”, explica o coreógrafo.

Performance
Durante a feirinha do Largo da Ordem, no domingo (29), das 11h às 12h30, a artista Cristina Ribas convida o público a participar, fazendo uma construção coletiva de um origami gigante combinando procedimento, ação e composição. A ação de dobrar passa pela organização corporal de cada participante para controlar e domar o papel até que a forma cresça no espaço.

Cristina Ribas é artista do movimento e pedagoga do Método Feldenkrais®. Desenvolve-se nas artes do movimento, cruzando Improvisação com a Educação Somática. O seu trabalho atual foca nos eixos, procedimento, ação e composição, junto a bailarinos, atores, músicos e artistas visuais em peças que permeiam os domínios disciplinares. De Curitiba, vive e trabalha em Mar del Plata, Argentina.

Flashmob
Datas e horários: Sábado (28), às 19h e 20h  e domingo (29), às 17h e 18h
Local: na escultura do Cavalo Babão até a frente da Casa Hoffmann. (Rua Kellers – São Francisco)

Performance