Agenda de Dança

Espetáculo A Loucura de Bispo

As danças urbanas em destaque em um espetáculo inédito inspirado na vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário. Estes são os elementos de “A Loucura de Bispo”, montagem inédita da Dance & Concept Brasil, parte do Edital de Produção em Dança, que estreia em Curitiba no dia 5 de junho, no Memorial de Curitiba - Sala Londrina.

Dirigido pelo coreógrafo curitibano Octávio Nassur e a carioca Patrícia Machado, bailarina do Ballet Teatro Guaira o espetáculo procura traduzir momentos importantes da biografia de um dos mais prolixos artistas visuais brasileiros do século XX, desde a sua internação em um hospício em 1938 até a sua morte, em 1989. A montagem também evidencia características particulares da obra de Bispo, considerado louco por alguns e gênio para uma grande parcela de críticos e estudiosos das artes. Em cena, seis dançarinos e um músico trazem à vida o universo lúdico do artista em cenografia assinada por Ricardo Garanhani e Light design de Nádia Luciani .

A montagem cumpre temporada na capital paranaense até o dia 22 de junho na Sala Londrina, no Memorial de Curitiba. Ao todo, serão 24 apresentações.

 


O Bispo


Considerado louco por alguns e gênio por outros, Arthur Bispo do Rosário produziu um dos mais fantásticos conjuntos de obras do país, ganhando notoriedade mundial depois de sua morte em 1989. Sergipano, foi jovem para o Rio de Janeiro. Internado em um hospício em 1938, ele acreditava estar encarregado da missão divina de “julgar os vivos e os mortos”. Guiado por uma voz, tranca-se em um dos quartos da Colônia Juliano Moreira e, por sete anos, produz centenas de obras com materiais dispensados do manicômio. Valendo-se da palavra como elemento pulsante, manipulou signos e brincou com a construção e desconstrução de discursos para criar bordados, assemblages, estandartes, pinturas e objetos que seriam, posteriormente, consagrados como obras referenciais da arte contemporânea brasileira.

 

Ficha Técnica

Direção: Octávio Nassur
Coreografia: Patrícia Machado e Octávio Nassur
Elenco: Juliana Roumbedakis, Guiga de Souza, Pamela de Brito Calciolari, Raphael Fernandes, Eduardo Alcantara Macedo Oliveira, Isabela Fernandes da Luz
Música: Thiago Ramalho
Iluminação: Nadia Moroz Luciani
Cenário e figurino: Ricardo Garanhani
Produção executiva: Mariana Feitosa
Assistente de produção: Aline Dias
Foto/vídeo: Clapper Produções
 

Ingresso: gratuito

Data(s): 05/06/2014 a 22/06/2014 - 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Horário(s): Dias 5, 6, 9, 10 e 16: 15h e 20h; dias 7 e 14: 16h e 20h; dias 8 e 15: 10h30 e 13h

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar