Notícias

13.04.2022Entre a França e o México: Cineclubes da Cinemateca exibem clássicos internacionais

Neste mês, a Cinemateca de Curitiba, em parceria com escolas de idiomas, contará com a exibição de filmes em dois cineclubes: Cléo das 5 às 7, no Cineclube da Aliança Francesa, com exibição neste sábado, às 16h; e Frida, no Cineclube do Centro Cultural da Espanha, que será exibido no dia 29 de abril, às 19h.
A partir deste mês, os cineclubes realizarão exibições mensais na Cinemateca, trazendo ainda outros filmes, entre clássicos e alguns inéditos, que se relacionam com as culturas dos países de língua francesa e espanhola.

O Cineclube da Aliança Francesa exibe o clássico Cléo das 5 às 7 (1962), da aclamada diretora belga Agnès Varda. O filme acompanha Cléo, uma jovem cantora, que enquanto passeia por Paris, espera o resultado de um teste que revelará se ela está com câncer. Durante esse período de duas horas, o espectador é exposto às agonias, superstições, pensamentos e encontros de Cléo, em tempo real, das 5 às 7.

O filme será comentado pelos professores Viviane Ribeiro e Leandro Ferreira, que foram curadores do cineclube, e que também participarão das exibições nos próximos meses. Na programação estão os filmes Aya de Yopougon (maio); Patients (julho); Z (agosto); De Gaulle (setembro); Le Roi et L’oiseau (outubro); e L’assassin habite au 21 (novembro).

No final do mês, no dia 29, o Cineclube do Centro Cultural da Espanha exibirá o filme Frida (2002), dirigido por Julie Taymor. Vencedor de dois Oscars, o longa é uma cinebiografia da artista mexicana Frida Kahlo, interpretada por Salma Hayek, que acompanha sua trajetória de vida, sua arte e seus casos amorosos, desde a adolescência até sua morte.

Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
CINECLUBE DA ALIANÇA FRANCESA – CLÉO DAS 5 ÀS 7