31.03.2019Crianças aproveitam a sessão matinê do Cine Passeio

As crianças tomaram conta do Cine Passeio na manhã deste domingo (31/3), quando foi realizada a primeira sessão matinê do novo espaço cultural da cidade, com o filme Tito e os Pássaros. Por volta das 10h elas já começavam a correr pelos corredores e a matar a curiosidade sobre o novo espaço.

A menina Sofia Brand, de 9 anos, foi certeira: “Gostei bastante desse ambiente. Acho que devia ter mais desses cinemas. Eles são muito legais”, disse ela.

Os pais acompanharam os filhos na experiência de conhecer um tipo de cinema diferente do que estão acostumados, quando vão às salas de shopping centers. “O cinema de rua é interessante porque faz com que as famílias saiam de casa com a única intenção de ir ao cinema e ver um filme”, observa Adriana Mochenski, que levou os filhos Gustavo e Guilherme.

Os meninos Gustavo e Cauan, de 9 anos, estavam acompanhados do pai, Alexandre Pedroso, que reviveu os velhos tempos. “Contei aos meus filhos que frequentava muito o Cine Luz. A ideia de trazê-lo de volta foi ótima”, destacou Alexandre, referindo-se a uma das salas do Cine Passeio que recebeu o nome do antigo cinema localizado na Praça Santos Andrade.

Fernando Rosembaum chegou com uma turminha de cinco crianças ávidas por explorar o Cine Passeio, mas ele próprio também curtiu o lugar. “É interessante trazer de volta a tradição das matinês. É um momento de se encontrar com os amigos e das crianças se divertirem”, destacou. Fernando, que é coordenador da associação de ciclistas Ciclo Iguaçu, lembra que o Cine Passeio dispõe de bicicletário para quem quer ir ao cinema de bicicleta.

Animação

Na plateia da primeira sessão matinê estava o cineasta paranaense Paulo Munhoz e o seu filho Tales, de 15 anos. Munhoz é diretor de vários filmes infantis, entre eles, o filme de animação Brichos, lançado em 2007, e Belowars, considerado um dos 100 melhores filmes de animação do Brasil.

Ele elogiou o Cine Passeio. “O projeto é fantástico. Não só pela arquitetura e pela qualidade das salas de exibição, mas pelo modelo de gestão”, disse. Para ele, oferecer uma sessão matinê demonstra a intenção de atender todos os públicos.

As matinês serão realizadas duas vezes por mês, sempre aos domingos, às 10h30. Com esta primeira sessão dedicada às crianças, a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) encerram a programação especial de inauguração do novo complexo cultural da cidade. O Cine Passeio foi inaugurado no dia 27 de março pelo prefeito Rafael Greca e, desde então, uma série de atrações marcou os primeiros dias de funcionamento.

Confira mais informações e a programação em www.cinepasseio.org