26.09.2018Cinemateca recebe Mostra de Cinema Atual Espanhol 2018

De quarta (26/09) a domingo (30/09) a Cinemateca de Curitiba recebe a Mostra de Cinema Atual Espanhol 2018. Ao todo serão sete sessões que retratam a cultura hispânica. Os filmes que serão exibidos são de variados gêneros, passando pelo drama, comédia e documentário. A Mostra é uma realização do Instituto Cervantes e tem o apoio da Fundação Cultural.

Confira abaixo a programação completa:

26/09 – Quarta-feira
19h – A NOIVA
(La Novia, Espanha, 2015, drama, 93’)
Direção: Paula Ortiz
Intérpretes: Inma Cuesta, Asier Etxeandia, Álex García, Luisa Gavasa, Carlos
Álvarez-Novoa, Ana Fernández, Consuelo Trujillo, Leticia Dolera.
Adaptação de “Bodas de Sangre”, de Lorca: Desde pequenos, Leonardo, o noivo e a noiva formaram um triangulo inseparável, mais quando se aproxima a data do casamento às coisas se complicam porque entre ela e Leonardo sempre houve algo mais que amizade. A crescente tensão entre ambos é como um elo invisível que não se pode explicar mais tão pouco se pode romper.

27/09 – Quinta-feira
19h – A COLMEIA
(La Colmena, Espanha, 1982, drama, 105’)
Direção: Mario Camus
Intérpretes: José Sacristán, Victoria Abril, Luis Escobar, Charo López, Ana Belén, Fiorella Faltoyano, Concha Velasco, José Luis López Vázquez.
“La Colmena”, baseada no libro homónimo de Camilo José Cela, é um
reflexo da áspera e dolorosa realidade após a guerra civil espanhola. A ação tem lugar em um café "La Delicia" de Madri, em plena pós guerra espanhola. Ali estão muitas pessoas para conversar e passar o tempo e desabafar suas penas e suas escassas alegrias. Entre os clientes habituais se encontra Don Ricardo, eterno participante em "Juegos Florales" e aspirante a poeta, e Martín Marco, colaborador da imprensa do Movimento e um dos que passa mais fome entre os concorrentes, já que só consegue viver graças à caridade de sua patroa. Também frequenta o local Don Ibrahim, um suposto acadêmico de jurisprudência que convida a um café em troca de que escute seu discurso de entrada, um enrolador, inventor de palavras e um fotografo com tendências homossexuais.

28/09 – Sexta-feira
19h – DESNORTEADOS
(Perdiendo el norte, Espanha, 2015, comédia, 102’)
Direção: Nago G. Velilla
Intérpretes: Yon González, Julián López, Blanca Suárez, Miki Esparbé, José
Sacristán, Úrsula Corberó, Malena Alterio.
Hugo e Braulio, dois jovens com formação universitária, cansados de não encontrar trabalho ou futuro na Espanha, decidem emigrar para a Alemanha seguindo as canções das sereias de um programa de televisão tipo "espanhóis pelo mundo". Mas logo você descobrirá que ficar em um lugar não significa que é necessário em outro e que perseguir o sonho alemão pode ser muito apavorante.
Classificação: 10 anos

29/09 – Sábado

18h – A NOIVA
(La Novia, Espanha, 2015, drama, 93’)

20h – DOÑANA – 4 ESTAÇÕES
(Doñana. 4 estaciones, Espanha, 2014, documentário, 90’)
Direção: Javier Molina Lamothe
Este documentário fala sobre o ciclo anual dum símbolo natural da Espanha, o Parque Nacional de Doñana que fica na região de Andaluzia. É um relato que mostra a biodiversidade, as mudanças estacionais.
Classificação: Livre

30/09 – Domingo

18h – SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA NOITE
(Un monstruo viene a verme, Espanha, Fantástico, drama, 2016, 100’)
Direção: J. A. Bayona
Intérpretes: Lewis MacDougall, Sigourney Weaver, Felicity Jones, Liam Neeson, Toby Kebbell, Geraldine Chaplin.
Após a separação de seus pais, Connor (Lewis MacDougall), um menino de 12 anos, terá que ocupar-se de lavar as roupas da casa, pois seu pai (Felicity Jones) está doente com câncer. Frente a isso, o menino tentará superar seus medos e fobias com a ajuda de um monstro (Liam Neeson), mais suas fantasias terão que enfrentar-se não somente com a realidade. Mais também com sua fria e calculista avó (Sigourney Weayer). Com este novo trabalho J.A. Bayona fecha sua trilogia sobre as relações materno-filiais que iniciou com “El Orfanato” e continuou com “Los Imposibles”.

20h – A COLMÉIA
(La Colmena, Espanha, 1982, drama, 105’)

Realização: Embaixada da Espanha

Serviço: Mostra de Cinema Atual Espanhol 2018