06.06.2017 Cinemateca recebe coleção de filmes brasileiros contemporâneos

A Cinemateca de Curitiba acaba de incorporar ao seu acervo uma coleção de filmes brasileiros produzidos entre 2008 e 2012, cedida pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). A coleção de DVDs “Cinema Brasileiro Contemporâneo” é formada por 79 longas-metragens contemplados pelo programa de incentivo à qualidade da Ancine, o qual concede apoio financeiro às produtoras em razão de premiação ou indicação em festivais nacionais e internacionais.

De diferentes gêneros e classificações, os filmes atendem os mais diversos públicos e todas as faixas de idade. O Palhaço (de Selton Melo), Chico Xavier (de Daniel Filho), Jean Charles (de Henrique Goldman), O homem do futuro (de Cláudio Torres) e Xingu (de Cao Hamburger) são alguns exemplos.

O objetivo da coleção é dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira, com distribuição às instituições de educação e cultura de todo o país. Os filmes serão agora catalogados pela Cinemateca e estarão disponíveis para pesquisa e exibições não comerciais.