Notícias

07.03.2018Cinemateca na II Virada Esportiva

Cinemateca na II Virada Esportiva

No próximo final de semana a Cinemateca participa da II Virada Esportiva, programação de esporte e lazer para festejar os 325 anos de Curitiba. De sexta a domingo, às 19h, o espaço vai exibir uma seleção de filmes tendo o esporte como pano de fundo.

Na sexta-feira (9/3) serão exibidos dois filmes: o documentário brasileiro “La Boccia Nostra”, de Estevan Silvera. O filme retrata a Boccia, esporte da cultura italiana, a complexidade de suas regras, suas vestimentas e equipamentos bem como sua importância junto a colonização italiana no Brasil. Logo após será mostrado o documentário “Memórias da Velocidade” de Tamy Favarin. A obra resgata 40 anos da história do esporte automotor no Paraná.

A programação segue no sábado com a aventura “O mundo em duas voltas” de David Schürmann, o filme relata a volta ao mundo da família Schürmann em 1997, seguindo o trajeto do capitão português Fernão de Magalhães, que se arriscou a viajar e acabou provando que a Terra era redonda em 1519.

Fechando a programação, no domingo é a vez de ex-jogadores de futebol relembrarem os anos de ouro em que foram jogadores profissionais na comédia ‘Boleiros: Era uma vez o futebol’.

Virada esportiva
Em comemoração ao aniversário de 325 anos de Curitiba, a prefeitura promove de 9/3 a 11/3 a Virada Esportiva 2018. São mais de 220 atividades que serão realizadas para a população em vários pontos da cidade com o objetivo de incentivar práticas saudáveis e reforçar o papel do esporte como instrumento de socialização e bem-estar. A programação completa do evento está disponível em: http://www.curitiba.pr.gov.br/viradaesportiva

Programação completa da Cinemateca na II Virada Esportiva

Dia 09/03 – LA BOCCIA NOSTRA
(BR, 2017, documentário, 52’, livre) de Estevan Silvera
Registro cinematográfico da Boccia, esporte da cultura Italiana. O documentário narra alguns detalhes sobre as histórias deste jogo, mostrando sua importância junto à colonização italiana no Brasil e esclarecendo a complexidade de suas regras; assim como suas vestimentas e equipamentos.

MEMÓRIAS DA VELOCIDADE
(BR, 2006, documentário, 23’, livre) de Tamy Favarin
Documentário que relata parte do resgate de mais de 40 anos de história do esporte automotor no Paraná. O desenvolvimento das competições, surgimento dos autódromos, das categorias e os bastidores do que aconteceu de importante nas últimas quatro décadas são fatos contados através de relatos de personalidades da categoria no Estado.

Dia 10/03 – O MUNDO EM DUAS VOLTAS
(BR, 2007, aventura, 91’, livre) de David Schürmann
Em 1519, o capitão português Fernão de Magalhães arriscou-se a viajar e acabou provando que a Terra era redonda. Em 1997, a família Schürmann decidiu realizar uma nova volta ao mundo seguindo esse trajeto.

Dia 11/03 – BOLEIROS – ERA UMA VEZ O FUTEBOL
(BR, 1998, comédia, 97’, Livre) de Ugo Giorgetti
Com: Denise Fraga, Marisa Orth, Flavio Migliaccio, Lima Duarte
Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes estão reunidos um grupo de ex-jogadores de futebol, que se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.

Serviço – Cinemateca na II Virada Esportiva
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Data: de sexta-feira (9/3) a domingo (11/3)
Horário: 19 horas
Classificação dos filmes: Livre
Ingresso: gratuito

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar