Notícias

03.05.2022Cinemateca exibe nesta terça (3/5) filme com acessibilidade

A Cinemateca de Curitiba volta a exibir, neste mês, filmes com acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. Serão dois filmes, com exibições gratuitas: O Lugar Antes de Mim – A Arte rupestre nos Campos Gerais, nesta terça-feira (3/5), a partir das 14h30; e Eles não usam Black-Tie, no sábado seguinte (14), às 15h.

A Arte Rupestre nos Campos Gerais (2020) é o segundo episódio da série documental O Lugar Antes de Mim, que traz explorações de sítios arqueológicos do Brasil, acompanhados pelos comentários de pesquisadores e especialistas. Enquanto o primeiro episódio trata da Gruta das Pedras Brilhantes na Bahia, este segundo capítulo viaja até os Campos Gerais do Paraná, onde há várias pinturas rupestres e evidências da presença humana na região há mais de 8 mil anos.

O episódio terá três exibições seguidas: a primeira às 14h30, com acessibilidade para deficientes auditivos, contando com intérprete de Libras; a segunda às 16h, acessível para deficientes visuais, com audiodescrição; e uma sessão sem adaptações de acessibilidade às 19h. Todas as sessões são abertas ao público. Após a exibição, será realizado um bate papo entre os presentes e a diretora Karla Nascimento.

Já Eles não Usam Black Tie (1981) é a adaptação da peça de Gianfrancesco Guarnieri para o cinema, estrelando Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli, além do próprio Guarnieri. O filme conta a história do jovem operário Tião e sua família, e como uma greve na fábrica, e o caráter individualista de Tião, criam um conflito familiar que explode em meio às lutas da classe trabalhadora no final da Ditadura Militar.

O filme faz parte do Cinema de Inclusão, que realiza exibições mensais na Cinemateca de filmes com acessibilidade. O longa contará com audiodescrição e legendas.

Serviço:

DIA 3 (terça-feira)
A partir das 14h30
O LUGAR ANTES DE MIM – A ARTE RUPESTRE NOS CAMPOS GERAIS
(BR, 2020, documentário, 60', livre) Direção de Karla Nascimento
14:30 – Sessão para deficientes auditivos e pessoas surdas, com intérprete de libras e aberta ao público
16h – Sessão para deficientes visuais e pessoas cegas, com audiodescrição e aberta ao público
19h – Sessão aberta ao público
Após a exibição, será aberto um bate papo entre os presentes e a diretora Karla Nascimento.
Local: Cinemateca (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Ingresso: Gratuito

DIA 14 (sábado)
15h
Cinema de Inclusão: ELES NÃO USAM BLACK-TIE
(BR, 1981, ficção, 121’, 14 anos) Direção de Leon Hirszman
Elenco: Fernanda Montenegro, Gianfrancesco Guarnieri, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes.
Local: Cinemateca (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Ingresso: Gratuito

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar