24.05.2018Cinemateca exibe mostra de filmes do diretor italiano Pasolini

Começa nesta quinta-feira (24/5) a mostra de filmes “O Cinema Segundo Pasolini”, com exibição de quatro filmes do diretor italiano Pier Paolo Pasolini. A programação inicia às 18h, na Cinemateca de Curitiba, com um bate-papo com o curador da mostra, Antonio Cava, o professor e crítico de cinema Paulo Camargo e o curador e produtor da DVD Versátil, Fernando Brito. Logo após será exibido o filme “O Evangelho Segundo São Mateus”, um dos grandes clássicos do cineasta Pasolini.

A mostra, que vai até domingo (27/5), integra a programação do Mia Cara Curitiba, que tem apoio da Fundação Cultural de Curitiba. Serão exibidos também “Accatone”, “Desajuste Social” (1961), Mamma Roma (1962) e Rogopag, Relações Humanas (1963).

Os filmes escolhidos para a mostra são representativos da fase neorrealista de Pasolini. O ponto de partida é “O Evangelho Segundo São Mateus”, que segundo o curador Antonio Cava, foi eleito pelo Papa Francisco como o melhor filme a retratar a história de Jesus Cristo, não por mostrar sua vida, mas seus ensinamentos. “O filme foi restaurado pelo Vaticano e entrou no seleto acervo de 45 filme da Santa Sé que tratam da vida de Jesus”, explica Cava.

Exposição
“O Evangelho Segundo São Mateus”, também é o ponto de partida para a exposição fotográfica que ocupa o hall de entrada da Cinemateca. A mostra, que fica em cartaz até domingo, batizada como “O Evangelho Segundo Pasolini”, exibe 45 fotos feitas pelo fotógrafo cinematográfico Angelo Novi, que atuou ao lado de Pasolini nos sets de filmagem.

As imagens, selecionadas pelas curadoras italianas Angela Tromellini e Margherita Cecchini, tem como tema a iconografia das locações, grupos de trabalho, atores e trabalhadores do entourage pasoliniano durante as filmagens. Nesta versão exposta na Cinemateca apresenta adaptação do curador Antonio Cava.

“A mostra foi exibida inicialmente no MIS de São Paulo e Curitiba é a segunda capital brasileira a receber esta exposição”, destaca Cava.

Além das fotografias, a instalação de uma Cruz de dois metros criada por Antônio Cava compõe a mostra. O material foi cedido pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.

Confira a Programação

Até domingo, 27 de maio
Exposição “O Evangelho Segundo Pasolini”
Fotografias de Angelo Novi

Quinta, 24 de Maio
18h – Bate-papo com o curador e produtor da DVD Versátil Fernando Brito, o professor e crítico de Cinema Paulo Camargo e o curador da mostra Antonio Cava.
19h30 – O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
(Itália, 1964. Legendas em português. P&B, 132’)
Roteiro e direção: Pier Paolo Pasolini.
Estrelando Enrique Irazoqui, Margherita Caruso e Susanna Pasolini.
A vida de Jesus é recontada segundo o mais belo dos evangelhos, o de São Mateus. A dimensão humana de Jesus é realçada nessa aclamada produção, vencedora do grande prêmio do júri de Veneza e indicada a três Oscars. Classificação 12 anos.

Sexta, 25 de Maio
18h – ACCATONE, DESAJUSTE SOCIAL

(Itália, 1961. Legendas em português. P&B, 120’)
Roteiro e direção: Pier Paolo Pasolini.
Estrelando Franco Citti, Silvana Corsini e Franca Pasut.
Impactante obra de estreia de Pasolini. Na miserável periferia de Roma vive Vittorio, mais conhecido como Accattone, um jovem cafetão. Sem rumo se apaixona pela ingênua Stella, que tenta fazê-lo mudar de vida.
Classificação 16 anos

20h – MAMMA ROMA
(Itália, 1962, Legendas em português. P&B, 106’)
Roteiro e direção: Pier Paolo Pasolini.
Estrelando Anna Magnani, Ettore Garofalo e Franco Citti.
Para seus clientes ela é uma prostituta, entretanto para os seus amigos ela é conhecida como Mamma Roma, desafiada por sua condição social luta para dar uma vida melhor para seu filho Ettore. A realidade, no entanto, se mostrará hostil.
Classificação 14 anos.

Sábado, 26 de Maio
18h – MAMMA ROMA
20h – ACCATONE, DESAJUSTE SOCIAL

Domingo, 27 de Maio
18h – ROGOPAG, RELAÇÕES HUMANAS

(Itália, 1963. Legendas em português. P&B, 122’)
O filme reúne quatro curtas-metragens de cineastas consagrados: Roberto Rosselini, Jean-Luc Godard, Pier Paolo Pasolini e Ugo Gregoretti. “A Ricota” é o episódio com roteiro e direção de Pasolini, a história de um cineasta (vivido por Orson Welles), que realiza um filme sobre a Paixão de Cristo na periferia de Roma.
Classificação 14 anos

20h – O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS

Local: Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1174)
Ingresso: Gratuito