08.05.2019Cinemateca exibe filmes inéditos de João Batista Groff

Dois curtas-metragens inéditos, de João Batista Groff, serão exibidos em sessão especial nesta quinta-feira (9/5), às 19h, na Cinemateca de Curitiba. Os dois documentários, que foram transferidos para o acervo da Cinemateca, se encontram no formato original, sem edições. São compostos por imagens e intertítulos em preto e branco e silenciosos. A entrada é franca.

Um dos filmes apresenta o cotidiano dos trabalhadores da Cerâmica Weiss, que funcionou no município de Pinhais entre os anos de 1920 e 1960. Outro vídeo mostra a visita de uma comitiva à propriedade de Guilherme Weiss, importante industrial que tinha forte atuação na região onde atualmente é Pinhais. Dentre as autoridades que integravam a comitiva estão o então prefeito de Curitiba Lothário Meissner e o governador do Paraná Manoel Ribas.

Acervo
As películas foram encontradas nos arquivos da Fundação Weiss Scarpa no ano passado durante pesquisa feita pelos jornalistas Danielle Mei e José Pires para elaboração do livro “Fundação Weiss Scarpa: Uma trajetória voltada à emancipação social em Pinhais, Paraná”, lançado em comemoração dos 30 anos da Fundação.

Em contato com a equipe da Cinemateca, responsável pelo acervo, foi identificada a autoria das películas e repassadas as orientações para a recuperação do material que encontrava-se danificado pela ação do tempo. A Fundação então realizou a telecinagem dos documentários para serem disponibilizados para exibição e depositou as películas originais ao acervo da Cinemateca de Curitiba.

O evento contará com a presença da jornalista Danielle Mei, que falará sobre o processo de recuperação dos filmes.

Pioneiro
João Baptista Groff (1897-1970) foi um importante cineasta na história do cinema no Paraná. Tem notoriedade por filmar cenas do cotidiano paranaense ainda na primeira metade do século 20. Ele foi o autor de “Pátria Redimida”, um trabalho encomendado por Getúlio Vargas, que também encontra-se no acervo da Cinemateca. A sala de exibição da Cinemateca foi batizada de Sala Groff em sua homenagem.

Exibição de Filmes inéditos de João Batista Groff
Cerâmica de Pinhais – (Documentário / mudo / P&B – 20’)
09 de maio de 2019, às 19h
Entrada Franca