20.04.2022 Cine Passeio apresenta mostra de Andrei Tarkovski

A partir desta quinta-feira (21), a Sala Luz, do Cine Passeio, terá sua sessão das 19h reservada para a mostra de filmes do diretor russo Andrei Tarkovski, um dos grandes nomes da história do cinema. Os filmes que compõem a mostra foram restaurados, proporcionando alta qualidade de imagem e som para o espectador apreciar algumas das mais importantes obras da cinematografia internacional.

A obra de Tarkovski é caracterizada por concepções de cunho introspectivo e espiritual sobre cinema e arte, frutos de uma formação que extrapolou as fronteiras do cinema. Tarkovski estudou música e pintura antes de ingressar no Instituto Estatal de Cinema da antiga União Soviética, em 1956. Os filmes da mostra estão entre os mais importantes de sua filmografia, e todos tiveram matrizes restauradas.

Confira a programação:

O ROLO COMPRESSOR E O VIOLINISTA

Data: 21 de abril | 30 de abril

Gênero: drama

País / Ano: URSS / 1960

Duração: 46min

Classificação Livre

Sinopse: A caminho da aula de violino, o menino Sasha, de 7 anos, tem seu instrumento tomado por garotos maiores que ele. O operador de rolo compressor Serguey, que trabalhava nos arredores, presencia a cena e ajuda Sasha a recuperar o instrumento, e nasce daí uma amizade entre os dois, que rende ao jovem outras lições de vida importantes. Este média-metragem foi o trabalho de conclusão de Andrei Tarkovski no curso de graduação no Instituto Estatal de Cinema (VGIK).

A INFÂNCIA DE IVAN

Data: 22 de abril | 04 de maio

Gênero: Guerra, drama

País / Ano: URSS / 1962

Duração: 1h36min

Classificação 14 anos

Sinopse: Menino de 12 anos fica órfão quando sua família é morta por alemães que invadiram o território soviético em 1941. Com lembranças da vida em família, ele decide apoiar o Exército Vermelho. Graças à sua pequena estatura, Ivan consegue atravessar as linhas alemãs para colher informações sem ser visto. Longa de estreia de Tarkovski, ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza (1962).

ANDREI RUBLEV

Data: 23 de abril | 28 de abril

País / Ano: URSS / 1966

Duração: 3h02min

Classificação 16 anos

Sinopse: No verão de 1400, Andrei Rublev (1360-1430) deixa o monastério onde foi criado e vai a Moscou com o objetivo de pintar os afrescos de uma catedral do Kremlin. Lá é confrontado com a violência e as dificuldades a que o povo russo era submetido – na época, a pobreza e as invasões tártaras. Durante a missão, ao tentar salvar uma jovem, Rublev termina matando seu agressor e é preso, passando anos recluso e recolhido ao silêncio. O filme é dividido em histórias curtas que desenham uma visão dos caminhos que levaram o monge, canonizado em 1988, a se tornar um artista, formando a sua personalidade e fornecendo as motivações para que ele se tornasse o maior pintor de ícones da escola medieval russa.

SOLARIS

Data: 24 de abril | 03 de maio

Gênero: Ficção científica

País / Ano: URSS / 1972

Duração: 2h47min

Classificação 14 anos

Sinopse: Cientista enviado para investigar estranhos fenômenos ocorridos na estação espacial que orbita Solaris, reencontra ali a esposa que se matara há 10 anos. Depois de ser bombardeado com raios-x, o enigmático oceano que cobre o planeta parece dotado de alguma forma de razão com poderes para penetrar no íntimo dos seres humanos e materializar suas memórias, tornando-as reais através da criação dos "visitantes". O filme recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 1972.

O ESPELHO

Data: 26 de abril | 01 de maio

País / Ano: URSS / 1975

Duração: 1h47min

Classificação 12 anos

Sinopse: Alexei, homem na casa dos 40 anos e à beira da morte, relembra seu passado, a infância, os horrores da guerra e a relação com sua mãe e sua ex-esposa. As imagens se misturam com imagens de arquivos sobre a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial. O filme ocupa lugar especial na filmografia de Tarkovski, e traz fortes traços autobiográficos, principalmente relacionados à sua infância. O diretor filmou sua mãe, Maria Ivanovna Vishnyakova-Tarkovskaya, então idosa, e os poemas de seu pai, Arseny Tarkovski, permeiam a narrativa e foram recitados pelo próprio.

STALKER

Data: 27 de abril | 29 de abril

Gênero: Ficção científica

País / Ano: URSS / 1979

Duração: 2h42min

Classificação 12 anos

Sinopse: Num futuro indefinido, um guia (stalker) conduz dois homens conhecidos como Escritor e Professor a uma área proibida, a "Zona". Dentro dela há uma usina desativada com um aposento que possui a propriedade de realizar os desejos de quem entrar nele. Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes (1980).

SALA VALÊNCIO XAVIER

NOSTALGIA (entrada gratuita)

Data: 23 de abril

Direção: Andrei Tarkovsky

País / Ano: URSS / 1983

Duração: 2h05min

Classificação 16 anos

Sinopse: Em uma viagem pela Itália, Andrei Gorchakov busca um novo estilo de vida. Frustrado, ele conhece Domenico, um homem que havia aprisionado a própria família por sete anos para salvá-la dos males do mundo.

O SACRIFÍCIO (entrada gratuita)

Data: 24 de abril

Direção: Andrei Tarkovsky

País / Ano: URSS / 1986

Duração: 2h29min

Classificação 14 anos

Sinopse: Na noite de seu aniversário, Alexander (Erland Josephson) vê suas maiores preocupações sobre a humanidade se concretizarem quando finalmente eclode a Terceira Grande Guerra Mundial. O homem, um antigo jornalista e poeta, decide realizar uma imersão máxima na espiritualidade e planeja oferecer um sacrifício para que Deus impeça a Guerra de acontecer.