Agenda de Cinema

[Cinemateca] DARIO VELLOZO, O FILHO DAS ESTRELAS

(Brasil, documentário, 52’)
1893 é um marco na história cultural de Curitiba. Foi quando teve início uma amizade que produziria muitos frutos literários, hoje ao nosso alcance em impressos raros guardados com cuidado em poucas bibliotecas. Neste ano, Dario Vellozo, Silveira Neto, Júlio Perneta e Antonio Braga formaram o grupo O CENÁCULO, cujas atividades voltaram-se para o estudo, a leitura e a produção de textos e poesias de estética simbolista.
Muitos estudiosos da literatura nacional destacam a importância deste grupo e de outros escritores paranaenses no desenvolvimento do movimento simbolista, e afirmam a forte produção artística desses intelectuais em comparação com as demais capitais da República, maiores e, à princípio, dotadas de um relacionamento mais estreito com as grandes cidades européias, origem do simbolismo. Porém, a Curitiba da virada do século XIX para o XX já não era mais a mesma, a produção cultural estava a todo vapor e a Estação Ferroviária, inaugurada em 1885, trazia e levava gente (e livros) de todos e para todos os lugares pelo porto de Paranaguá; prédios urbanos com estética eclética, novos métodos de construção, enfim, um aparato material que configurou um cenário propício para aqueles que, preocupados com a essência do ser humano, obstinavam-se a ir além do real por meio das palavras.
Direção: Vinni Gennaro
Elenco: Alice Ruiz, Estrela Leminski, Manoel Anísio, Maria Tarcisa, Marcos Cordiolli entre outros poetas e poetisas Curitibanos

Ingresso: gratuito

Data(s): 09/12/2018

Horário(s): 19h

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar