Notícias

17.05.2021Saudade não tem idade: Gibiteca apresenta segundo vídeo nostálgico da série

A série de vídeos nostálgicos da história da Gibiteca, com registros de aglomerações pré-pandemia do novo coronavírus, chega à segunda e penúltima etapa nesta terça-feira (18/5). O coordenador do espaço, Fúlvio Pacheco, relembrará mais cinco encontros especiais realizados no local, no Solar do Barão, e que reuniram artistas locais e suas criações. Para matar a saudade, basta visitar o perfil da Fundação Cultural de Curitiba https://www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba e da Gibiteca https://www.facebook.com/gibitecadecuritiba no Facebook.

Diferente da primeira edição, que resgatou eventos mais antigos dos 38 anos de história da Gibiteca, este destaca cinco atividades ocorridas no século 21. Como na semana anterior, elas são apresentadas em ordem decrescente – da menos para a mais visitado. O ranking foi estabelecido a partir do livro A História dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba, escrito por Fúlvio, e que conta a efervescente rotina de um dos mais conhecidos e queridos espaços culturais da cidade.

Personagens e artistas da cena local

O flash back começa com Underground Ilustrado, de 2018, que conseguiu atrair 206 participantes na véspera do Carnaval daquele ano. O segundo evento mais aglomerado do bloco é a exposição da 1ª Mostra do Circuito de Desenho com Modelo Vivo (Figure) de Curitiba, em 2019, com 214 pessoas. Além da exposição de trabalhos de alunos, os presentes puderam desenhar um casal de modelos que estava no local especialmente para a performance.

A seguir vem o lançamento de três histórias em quadrinhos de personagens curitibanos: Loira Fantasma, Pirata Zulmiro e Curitibinha. O evento aconteceu em 2017, com 245 participantes. Ele é seguido pela Semana de Arte, Cultura e Literatura para professores da rede municipal de ensino, em 2019, com 318 educadores. O mais procurado foi o Monicontro, em 2008, com 350 fãs dos personagens de Maurício de Sousa. O nome do evento alude à personagem mais conhecida do artista, Mônica.

O terceiro e último vídeo da série, com os eventos de maior púyblico da história da Gibiteca, será publicado na terça-feira da semana que vem (25/5).

Fonte: FCC