Notícias

15.06.2018Roda de Conversa sobre Processos Artísticos da Pesquisa: Rio Uatumã – Paisagem Sonora

O Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro, do Solar do Barão promove nesta segunda-feira (18/06), Roda de Conversa sobre processos artísticos da Pesquisa: Rio Uatumã – Paisagem Sonora.
Por meio de várias plataformas artísticas como fotografias, desenhos, gravuras, apropriação de imagens de arquivos públicos e privados, coleta de objetos, registros audiovisuais e sonoros, a artista Isabelle Mesquita realizou pesquisa que reflete sobre o deslocamento entre o tempo passado e o presente tendo como tema de investigação a extinção do ofício da construção artesanal de barcos no pequeno município de São Sebastião do Uatumã, no Amazonas.

Esse ensaio visual é fruto da pesquisa de campo da residência artística realizada por Isabelle Mesquita entre os anos de 2015 a 2016, por meio de um intercâmbio entre a Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/FAP e a Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
De acordo com a pesquisadora trata-se de uma escuta em que a experiência do ribeirinho conversa com teóricos como Walter Benjamin, Hannah Arendt, Didi-Huberman, Ana Pizarro e John Cage sobre os costumes e tradições desse lugar, que se apagam lentamente no tempo.

“Na Amazônia, carros são barcos e estradas são rios. O barco regional de madeira movido a motor de popa é a embarcação típica dos ribeirinhos, onde o Rio Uatumã é pano de fundo na construção dessa narrativa de memórias, que parte da infância, deslocando-se sempre, descendo e subindo rios até encontrar, na margem esquerda do Uatumã, a casa dos meus avós”, explica Isabelle Mesquita.

Serviço: Roda de Conversa sobre Processos Artísticos da Pesquisa: Rio Uatumã – Paisagem Sonora
Local: Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro – Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533
Horário: das 16h às 17h
Classificação: 16 anos
Entrada franca
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar