Notícias

12.04.2018Projeto Cartunalha debate a cena do cartum curitibano na Gibiteca

O Tradicional evento comemorativo do dia do ilustrador na Gibiteca de Curitiba, celebrado anualmente no aniversário de Leonardo da Vinci, acontece nesta sexta-feira(13/04), às 19h, com a participação dos cartunistas do projeto “Cartunalha”. O grupo de artistas articula o debate em torno da cena do Cartum curitibano, comentando sua trajetória e crescimento. A mediação do debate será feita por Marco Jacobsen, chargista da Folha de Londrina e ilustrador de livros infantis.

Participam do debate Alberto Benett, chargista da Gazeta do Povo; Sampaio, criador da dupla de baratas “Cuca e Racha”; Paixão, reconhecido caricaturista da Gazeta do Povo; Thiago Recchia, autor de “Los Três Inimigos” e Pryscila Vieira, considerada a maior cartunista mulher do Brasil, autora da personagem Amelly, uma boneca inflável.

O cartum é um dos tipos de desenho mais conhecidos até hoje e podem ser encontrados em jornais e revistas com facilidade. O coordenador da Gibiteca, Fúlvio Pacheco, destaca que o encontro é uma oportunidade de “conhecer mais sobre um dos nichos mais antigos e aprofundados da ilustração”.

O debate integra a programação do 7ª Edição do Street of Styles – Encontro Internacional de Graffiti, que reúne duzentos artistas convidados de todo o Brasil e de 30 países, que estão em vários pontos de Curitiba para trazer arte, cultura e informação.

Outros eventos
Com uma programação diversificada e gratuita, o encontro, que começou nesta terça-feira, promove uma série de atividades até domingo (15/04).

No sábado, às 14h, Hosana Cristina vai ministrar Oficina de Aquarela Experimental na Gibiteca. Simultaneamente, o Memorial de Curitiba sedia o 2º Fórum Estadual da CUFA.

Encerrando a programação, no domingo (15), das 14h às 19h, ocorre a Batalha de Breaking Street of Styles no Memorial de Curitiba.

O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e a programação completa do Encontro está disponível no site: www.streetofstyles.com

Serviço
Dia do Desenhista – Mesa Cartunalha

Dia: 13 de Abril (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Gibiteca de Curitiba
Entrada: gratuita

Autor: Redação

Compartilhe:

imprimir voltar