18.07.2018 Praça do Japão vai receber escultura de Tomie Ohtake

Na manhã desta quinta-feira (19/07), às 9h, na semana de celebração dos 110 anos da Imigração Japonesa ao Brasil, o prefeito Rafael Greca entrega a Curitiba o novo espaço Tomie Ohtake, integrado ao conjunto da Praça do Japão. Na cor vermelha e estruturada em aço, a escultura “Curitiba” tem 7 metros de altura. A obra, feita pela “dama das artes plásticas brasileira”, será o marco na paisagem urbana de mais uma homenagem da cidade à comunidade nipônica curitibana e paranaense.

“Brasileira por adoção, Tomie Ohtake tem fortes laços com a nossa cidade. Ao homenageá-la Curitiba reforça laços de irmandade com Himeji e valoriza a comunidade nipônica da terra dos pinheirais”, diz o prefeito.

“Celebramos as comemorações da imigração japonesa e Curitiba ganha uma importante obra de uma das maiores artistas plásticas contemporânea para ser contemplada no espaço público da cidade”, afirma a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

O arquiteto e designer Ricardo Ohtake, filho da artista e presidente do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, vai acompanhar o prefeito no evento de inauguração da escultura e explica a percepção da mãe sobre obras em espaços públicos. “A Tomie achava que era muito importante que as pessoas vissem as obras no espaço urbano, ao ar livre, que pudessem ver quando passassem por elas”, diz Ricardo Ohtake. “Ela tinha esta importante escultura que simboliza as relações do Brasil com o Japão. Sua forma remete ao sol e um pouco à lua. É um desenho que é reconhecido aqui no Brasil e lá no Japão é interpretado da mesma forma”.

Representantes
Também estarão presentes autoridades japonesas da cidade de Himeji e da Província de Hyogo, respectivamente cidade-irmã de Curitiba e província-irmã do estado do Paraná. E ainda representantes da cidade de Nishinomiya (irmã de Londrina) que compõem a comitiva que visita o estado como parte das celebrações do aniversário de imigração.
Esta será a segunda obra pública de Tomie implantada em Curitiba. Outra escultura, com 11 metros de altura, está instalada no Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural. A peça, com formato de coração, emoldura o portal do MuMa. Instalada junto ao bosque, a peça revela um intenso diálogo entre a tradição e a contemporaneidade nipo-brasileiras e destaca-se como uma das mais importantes obras do acervo da instituição.
A obra foi criada especialmente para Curitiba, em 1996, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, para celebrar o centenário de amizade Brasil-Japão.

Carreira de Tomie Ohtake
Nascida no dia 2 de novembro de 1913, em Kyoto, no Japão, Tomie Ohtake chegou ao Brasil em 1936 para visitar seus cinco irmãos. Impedida de voltar, devido ao início da Guerra do Pacífico, acabou ficando no país. Casou-se, criou seus dois filhos, e com quase 40 anos começou a pintar. A carreira da artista ganhou destaque a partir dos seus 50 anos, quando realizou mostras individuais e conquistou prêmios na maioria dos salões brasileiros.
A produção de Tomie conta com mais de 30 obras públicas desenhadas na paisagem de várias cidades brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Araxá e Ipatinga, feito raro para um artista no Brasil. Entre 2009 e 2010, suas esculturas alcançaram também os jardins do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio e a província de Okinawa, no Japão. Em 2012, foi convidada a produzir obra pública no Jardim do edifício do Mori Museum, em Tóquio.

Com uma extensa trajetória, a artista participou de 20 Bienais Internacionais. Contemplada com 28 prêmios, Tomie soma mais de 120 exposições individuais e quase quatro centenas de coletivas, entre Brasil e exterior. Seguiu trabalhando até a sua morte em fevereiro de 2015, aos 101 anos.

Irmandade Curitiba-Himeji
Desde maio de 1984, Curitiba é cidade-irmã de Himeji, localizada na província de Hyogo, no Japão. O documento de irmandade respeita e assimila as diferenças culturais e faz avançar um intercâmbio que aponta para a cooperação e a paz desejada entre os povos do mundo inteiro.
Em setembro do ano passado, o prefeito Rafael Greca inaugurou a sala expositiva Himeji, no Memorial de Curitiba. Na ocasião, também foi aberta a exposição da maquete do Castelo Himeji, Patrimônio da Humanidade da UNESCO, considerado um Tesouro Nacional do Japão e um dos edifícios históricos mais visitados daquele país.
Foi em 18 de junho de 1908 que o navio Kasato Maru atracou em Santos com os primeiros 781 imigrantes japoneses. O Brasil tem a maior população de origem japonesa fora do Japão. São cerca de 1,5 milhão de pessoas. O Paraná tem a segunda maior colônia de descendentes de japoneses do Brasil, atrás apenas do estado de São Paulo.

Serviço: Inauguração Escultura “Curitiba”, de Tomie Ohtake
Local: Praça do Japão – Avenida Sete de Setembro, s/nº – Água Verde