24.05.2021Nos museus da Fundação Cultural, exposições para ver durante a semana

Com a reabertura dos espaços de exposições da Fundação Cultural de Curitiba em horário reduzido, em obediência ao decreto municipal que regula as medidas de controle e prevenção da covid-19, o público pode ter acesso a muitas atrações culturais atrações grátis e para todas as idades. Veja quais são e onde elas podem ser vistas, somente de terça a sexta-feira. Para entrar em cada local é preciso usar máscara, passar álcool em gel e verificar a temperatura corporal.

Duas delas estão no Solar do Barão, no Centro. Na Gibiteca, continuam em cartaz as mostras Punk Afonso e Viajante Ilustrado. A primeira é uma homenagem ao quadrinista Rodrigo Belato, criador do personagem e que morreu no ano passado. A segunda traz desenhos e histórias assinadas por André Caliman, feitas a partir de viagens do artista pelo Brasil e pela Europa. Viajante Ilustrado também pode ser visitada virtualmente pelo canal https://www.youtube.com/channel/UCF7NBsQ2ze0hZei1jnTd5Lw .

Centro Histórico e Centro Cívico

Atravessando o pátio do centro cultural, no Museu da Fotografia, é possível ver Cartografia Mítica da Escarpa Devoniana, mostra da artista visual Maria Baptista e que foi aberta esta semana. Além de fotografias recentes e mais antigas, estão expostos mapas e objetos reunidos por Baptista durante sua incursão pela área de proteção ambiental.

A poucos metros do Solar, no Centro Histórico, o público pode chegar ao Memorial de Curitiba e visitar duas atrações: a exposição Sérgio Ferro: um artista curitibano, brasileiro e universal, no Salão Paranaguá, no 1º andar. No mesmo piso, é possível apreciar a beleza dos Altares Retábulos da Matriz de Curitiba. Feitas em cedro, as peças vieram de Portugal e datam do século 18.

No Centro Cívico, a sugestão é o Memorial Polonês do Bosque João Paulo II. Além da beleza natural do lugar, é possível conhecer a réplica de uma capela e de ambientes domésticos dos primeiros imigrantes vindos da Polônia, além de comprar artesanato.

Turin e ucranianos

Seguindo pela Mateus Leme, que dá acesso ao Memorial, o visitante chega ao recém-revitalizado Parque São Lourenço. O local abriga o novo Memorial Paranista e o Jardim das Esculturas do artista plástico João Turin. Como o São Lourenço é um destino muito procurado pelos moradores e visitantes, é necessário agendar a visita https://www.agendamento-memorial-paranista.org/bookings-checkout/agendamento-memorial-paranista/book por causa das exigências sanitárias sobre lotação máxima e distanciamento social.

Seguindo pela João Gava em direção ao caminho que leva ao Parque Tingui, sede do Memorial à Imigração Ucraniana. No local é possível ver construções relacionadas aos primeiros imigrantes, como a réplica da mais antiga igreja ucraniana do Brasil, uma exposição de pêssankas, ícones religiosos e objetos.

MuMA

Do outro lado da cidade, no Portão Cultural, três exposições abertas no MuMA – o Museu Municipal de Arte de Curitiba aguardam os visitantes. São elas De Profundis, com pinturas e instalações da artista plástica Yara Martins; Afluxos, de Luciana Silveira; e a instalação de arte digital Para Continuar Navegando, de Fabiana Caldart e Felipe Gomes.

Quem for até o MuMA pode aproveitar para apreciar as peças de arte em exposição permanente no local. É o caso dos painéis cerâmicos de Franco Giglio, na entrada do centro cultural; o painel em madeira de Poty Lazzarotto; e a escultura em concreto de Tomie Ohtake, na parte de trás do espaço.

Exposições em espaços da FCC

Horários restritos

Com cuidados para prevenir a propagação do novo coronavírus

(máscara, álcool em gel, medição de temperatura corporal)

Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, Largo da Ordem) – de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 16h; aos sábados, das 10h às 14h.

Memorial Ucraniano (Rua Dr. Mba de Ferrante s/nº, Parque Tingui) – de segunda a sábado, das 10h às 16h

Memorial Polonês (Rua Mateus Lemes, em frente ao Portal Polonês) – de segunda a sábado, das 9h às 17h. Às 9h abrem a capela e a casa de artesanato e, às 10h, os espaços expositivos.

Memorial Paranista (Rua Mateus Leme, 4700, São Lourenço) – de terça-feira a sábado, das 10h às 18h (o último grupo de visitantes entra às 17h). Agendamento clique aqui: https://www.curitiba.pr.gov.br/memorialparanista

MuMA (Museu Municipal de Arte, Portão Cultural – Av. República Argentina, 3430) – de terça-feira a sábado, das 10h às 18h

No Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro):

Museu da Fotografia – de terça a sábado, das 12h às 18h

Gibiteca – de terça a sábado, das 12h às 18h