Notícias

19.07.2018MuMa recebe mostra de videoarte de Tony Camargo

Abre nesta quinta (19/09), as 19h, no Museu de Arte Municipal de Curitiba a mostra Desdobramento Pictórico / Videre, do artista Tony Camargo. A exposição tem curadoria de Arthur do Carmo.Formada apenas por trabalhos inéditos em vídeo, o artista reflete como a pintura pode ser atravessada por novas tecnologias, reunindo performance, videoarte, cinema, instalação e a própria ideia de pintura em um mesmo objeto. Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até 21 de agosto.

Utilizando cenários do nosso cotidiano, como depósitos, ferros-velhos, garagens e o próprio museu em que acontece a mostra, o MuMA, o artista recria ambientes usando os objetos que pertencem a cada um desses lugares, encontrando assim a vocação pictórica de objetos comuns. Para o curador Arthur do Carmo, a mostra, além de ser uma exibição valiosa de trabalhos inéditos, permitirá ao público o acesso a materiais que são utilizados no processo de criação do artista. “Há muito tempo procuro exibir esses materiais de processo do Tony, porque, apesar de serem apenas uma informação a mais na sua produção pictórica, seus tecidos e plaquinhas de produtos que não existem condensam muito bem as ideias centrais do que o artista realiza”, comenta.

Os vídeos do artista são curtos, duram cerca de 30 segundos ou menos. Entretanto, nesse pouco tempo, muitas coisas acontecem.

Conversa aberta

A mostra irá ainda trazer os artistas Daniel Acosta (RS, 1965) e Matheus Rocha Pitta (MG, 1980) para uma conversa aberta com o público, nos dias 20 e 22 de julho, às 19h e 15h, respectivamente. A artista e arte-educadora Juliana Burigo também irá ministrar uma oficina para crianças acima de 6 anos no dia 28 de julho, às 9h. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no local ou pelo telefone 3329-2801.

O projeto Desdobramento Pictórico / Videre foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná, Profice, da Secretaria de Estado da Cultura, e recebeu apoio da Copel.

Serviço:

Desdobramento Pictórico / Videre
Onde: MuMA – Museu Municipal de Arte
Av. República Argentina, 3.430, Portão – Curitiba/PR
Quando: abertura no dia 19/7, às 19h.
Visitação: de 20/7 a 21/8. De terça a domingo, das 10h às 19h.
Entrada gratuita.

Conversa com Daniel Acosta
Onde: MuMA – Museu Municipal de Arte – Sala Roseli Giglio
Av. República Argentina, 3.430, Portão – Curitiba/PR
Quando: sexta (20/7), às 19h.
Entrada gratuita.

Conversa com Matheus Rocha Pitta
Onde: MuMA – Museu Municipal de Arte – Sala Roseli Giglio
Av. República Argentina, 3.430, Portão – Curitiba/PR
Quando: domingo (22/7), às 15h.
Entrada gratuita.

Oficina de arte-educação com Juliana Burigo
Onde: MuMA – Museu Municipal de Arte – Sala 1
Av. República Argentina, 3.430, Portão – Curitiba/PR
Quando: dia 28/7, das 9h às 12h.
Inscrições no local ou pelo telefone (41) 3329-2801.
Vagas limitadas. Para maiores de 6 anos.
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar