Notícias

12.11.2018MuMa abre as mostras Na Diferença se Constitui e Universos Paralelos

Nesta terça-feira (13/11), o MuMa abre duas exposições de artes visuais. A sala Domício Pedroso recebe a mostra Na Diferença se Constitui, dos artistas Emerson Persona e Francis Rodrigues. E a sala 1 traz Universos Paralelos, da escultora Barbera van den Tempel. As duas exposições serã abertas simultaneamente às 19h. Com classificação livre e entrada gratuita, elas ficam em cartaz até 20 de janeiro de 2019.
Na Diferença se Constitui, de Emerson Persona e Francis Rodrigues
A exposição traz trabalhos com colagem, pintura e desenho, que buscam refletir sobre a relação de diferença, a partir do corpo e da paisagem.
Persona apresenta colagens com pinturas e desenhos, em diferentes formatos, que abordam a representação do corpo. Nos trabalhos, produz imagens de corpos fragmentados, máscaras, animais e seres híbridos.

São imagens criadas por meio de experiências do artista, relacionando a imaginação e a realidade. Persona utiliza desenhos e pinturas em papel, anteriormente produzidos por ele, para realizar colagens. Ele dá novos sentidos a essas imagens, criando tramas de camadas sobrepostas, confundindo as relações entre o fundo e a figura.

Já Francis Rodrigues mostra pinturas em formatos variados, representando a paisagem e suas possibilidades de experimentação como um lugar de conflitos e contradições. Os trabalhos apresentam situações ambíguas, configurações híbridas, onde a relação com a perspectiva é desdobrada, trazendo outros modos de pensar o espaço. Estas imagens tencionam a figuração e a abstração, e também a profundidade, a superfície e a materialidade que as constituem.

Na mostra Na Diferença se Constitui é apresentada a diferença travada nas imagens e trabalhos e, também, o diálogo entre os dois artistas que compartilham um ateliê.
Os artistas
Emerson Persona é formado no Curso Superior de Pintura e pós-graduado em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Embap. É mestre em Tecnologia e Sociedade pelo PPGTE – UTFPR e professor colaborador da Embap/Unespar.

Francis Rodrigues é formado em Tecnologia em Artes Gráficas pela UTFPR e no Curso Superior de Pintura, com pós-graduação em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Embap.

Exposição Universos Paralelos traz o entrelaçamento da matéria
A mostra de Barbera van den Tempel é composta por trabalhos criados a partir de materiais têxteis como feltros, algodão e seda, muitos deles adquiridos pela artista em viagens pelo mundo.
As obras criam intersecções entre a pintura e a escultura. A artista explora a relação entre texturas, linhas e cores. A exposição revela formas moles, com campos de cores, lembrando paisagens abstratas, alvos, códigos de barras e insetos. Porém, todos eles são transformados pelas características dos materiais usados.

A artista
Barbera van den Tempel é formada pelo Curso Superior de Escultura da Embap. É participante de diversas exposições nacionais e em 2014 teve trabalhos expostos na Rússia.

Serviço:
Na Diferença se Constitui e Universos Paralelos
Local: MuMa – Portão Cultural (Avenida República Argentina, 3.432)
Abertura: terça-feira (13/11), às 18h
Período expositivo: de 14/11 a 20/1
Horário de funcionamento: 10h às 19h (3ª feira a domingo)
Entrada gratuita

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar