Notícias

11.05.2021Lançamento on-line: Livro reúne textos sobre obras de expoentes da arte paranaense

Financiado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, o livro Visita Guiada: A Crítica de Arte Adalice Araújo será lançado nesta quarta-feira (12/5), às 19h. O lançamento será virtual e seguido de debate com o organizador da obra, Paulo Reis, e convidados. Os interessados poderão acompanhar o evento por meio do link da Editora Medusa https://youtu.be/fuNl8zsrxlA e fazer perguntas pelo chat.

Com 118 páginas, o livro reúne textos integrais de 15 críticas publicadas por Adalice entre 1969 e 1990, período em que a professora, pesquisadora e crítica de arte manteve coluna sobre artes visuais em jornais de Curitiba. A publicação, que está sendo distribuída entre bibliotecas e espaços culturais da cidade, também traz uma cronologia sobre os principais fatos da arte no Paraná entre 1930 e 1970.

Coletiva virou livro
As críticas selecionadas para compor o livro referem-se às obras expostas na mostra coletiva Visita Guiada: a Coletiva do Musa e a Crítica de Arte Adalice Araújo, realizada em 2014. Participaram os artistas mais representativos do acervo do Museu de Arte (Musa), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Esses artistas são Alfredo Andersen, Waldemar Freyesleben, Lange de Morretes, Guido Viaro, Miguel Bakun, Leonor Botteri, Mário Rubinski, Fernando Calderari, Fernando Velloso, Ida Hannemann de Campos, Antonio Arney, Estela Sandrini, Dulce Osinski, Letícia Marquez e Raul Cruz. Deste grupo, Sandrini participará do debate, ao lado do crítico Fernando Bini e de Reis.

Curador da mostra e, agora, organizador do livro, o professor de História da Arte do Departamento de Artes Visuais e Música (Deaes) da UFPR Paulo Reis conta que a exposição trazia apenas um trecho da crítica para cada obra. “Por isso o livro é como uma antologia com críticas completas da Adalice, que contribuiu decisivamente para dar visibilidade aos artistas e as artes visuais do Paraná”, diz.

Adalice Araújo morreu em 2012, pouco depois de completar 81 anos. É autora do Dicionário de Artes Plásticas do Paraná, com o qual foi premiada pela Associação Brasileira de Críticos de Arte.

Visita guiada: a crítica de arte Adalice Araújo

Lançamento editorial on-line