Notícias

31.05.2019Evolução das inteligências artificiais é tema de exposição

A exposição Do Nascimento dos Robôs entra em cartaz neste sábado (1/6), no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural. Feita pelo artista digital Jack Holmer, a mostra aborda questões voltadas aos marcos evolutivos das inteligências artificiais e pretende demonstrar como a revolução robótica, ao mesmo tempo em que está no início, já é muito difundida na sociedade.

O projeto é resultado de quatro anos de pesquisa sobre arte, semiótica e avanço da robótica. Por meio de pequenos vídeos com ações de personagens de games – como GTA e The Sims – e de esculturas em 3D feitas de plástico e borracha, o artista visual desafia o público a pensar sobre a possibilidade de as inteligências artificiais serem consideradas formas de vida.

Tanto os robôs quanto os pequenos trechos dos vídeos abordam o lado imprevisível do comportamento dos seres virtuais. “O que torna o assunto interessante são as inúmeras variáveis programadas durante a criação das inteligências e que as tornam imprevisíveis, semelhantes aos humanos”, diz Holmer.

O artista trabalha com produções que mesclam arte e tecnologia. Formado em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, ele teve obras expostas no Museu Oscar Niemayer, no Museu de Arte Contemporânea de Curitiba e participou de colóquios de arte digital na Colômbia e em Cuba. Seus trabalhos são sempre voltados à pesquisa da robótica por meio de processos da semiótica.

 

Serviço: Do Nascimento dos Robôs

Local: Sala de Arte Digital do MuMA (Av. República Argentina, 3.430, Portão)

Período: de sábado (1/6) a 1/7

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Entrada franca

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar