Notícias

15.01.2021Em telas plásticas, artista ucraniano pinta retratos de poetas ao ar livre

Duas estacas de madeira, 100 metros de plástico stretch e 14 frascos de tinta em spray. Esse é o material a ser usado pelo artista plástico ucraniano Sviatoslav Vladyka para retratar no Memorial Ucraniano, neste sábado (16/1), dois ícones da poesia: o ucraniano Taras Shevchenko e a paranaense de origem ucraniana Helena Kolody. A performance começa às 7h, e acontece no ano em que se comemoram os 130 anos da chegada dos primeiros ucranianos ao Brasil.

O atelier improvisado de Valdyka funcionará nos fundos do parque e ao ar livre, perto da escultura da pessanka – o ovo de Páscoa pintado da tradição ucraniana. As estacas serão envolvidas pelo plástico e, assim, criarão telas de aproximadamente 2 metros quadrados para o artista trabalhar nos tons cinza, preto e branco. A execução dos retratos deve estar concluída à tarde.

Os retratos permanecerão no local até a pintura ser desgastada pelo tempo, o que deve durar poucos meses. Obras de arte como esta já foram feitas em outros lugares do mundo por Vladyka, que é especialista na arte sacra do seu país.

O artista está em Curitiba a convite da comunidade ucraniana, para pintar os ícones religiosos que farão parte do painel (iconostase) da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, na Rua Martim Afonso.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar