Notícias

13.05.2022Crianças e instalação interativa marcam aniversário do Memorial Paranista

Uma aula sobre paranismo para curitibinhas com direito a um tour guiado pelas instalações do Memorial Paranista e produção de cerâmica no final. Foi assim, nesta sexta-feira (13/5), o início das comemorações do primeiro aniversário do memorial do Parque São Lourenço dedicado à arte paranista de João Turin.

Memorial Paranista completa um ano como polo da cultura e do turismo
O complexo abriga uma coleção de cem obras de um dos expoentes do Paranismo, movimento artístico do início do século 20 que valorizou a identidade paranaense por meio de elementos característicos, como o pinheiro, o pinhão, a onça, a gralha azul.

A festa de aniversário foi comandada pelo prefeito Rafael Greca, que também entregou uma nova instalação artística, o Monumente-se, do artista visual Tom Lisboa. A obra interativa brinca com a ilusão de ótica e transforma o visitante em escultura viva.

“É com imensa alegria que comemoramos um ano do Memorial Paranista, este espaço que eterniza a obra do grandioso João Turin e de todos os paranistas”, disse Greca.

A partir deste sábado (14/5), dia em que o Memorial comemora um ano, a instalação Monumente-se estará disponível para que o público solte a imaginação. A obra ficará no espaço externo, no Jardim de Esculturas, de frente para o lago do parque.

A festa contou com turmas de alunos e professores das escolas municipais Desembargador Marçal Justen, Michel Khury, Ricardo Krieger e Presidente Pedrosa. O prefeito explicou para as crianças que Turin foi um escultor que criou obras inspiradas em elementos da natureza paranense como a araucária, as onças e a serra do mar.

No Liceu das Artes, elas soltaram a imaginação e colocaram a mão na argila. “É uma onça-gato, como aquela que está ali na parede (aquarela de Turin que decora as paredes do Liceu)”, disse João Vitor Pereira dos Santos, aluno da escola Ricardo Krieger.

A professora de Artes Cristiane Martins elogiou o Memorial Paranista e a conexão que faz com a educação.

“É um espaço muito especial porque permite a interatividade com as obras. Os estudantes podem tocar e sentir as formas e o material”, disse Cristiane.

O prefeito também mostrou aos curitibinhas a nova obra de arte em produção no Atelier de Esculturas do Memorial Parista, a modelagem do relevo D. Pedro I, do artista Rafael Sartori. A escultura marcará as comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil, em setembro.

As comemorações do primeiro ano continuam por todo o mês, com oficinas e shows no Teatro Cleon Jacques, que integra o complexo.

A comemoração contou ainda com as presenças do vice-prefeito Eduardo Pimentel, da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; da secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila; do vereador Serginho do Posto; e do presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior.