Notícias

07.02.2018Ateliê de Escultura do São Lourenço ganha forno para queima de cerâmicas

O Ateliê Livre de Escultura do Centro de Criatividade de Curitiba, no Parque São Lourenço, passa a contar a partir desta sexta-feira (9/2) com o maior forno para queima de cerâmicas em alta temperatura do Sul do País. A estrutura é uma das maiores do Brasil e foi construída por professores e especialistas em cerâmica da Universidade Estadual de Montana (EUA), utilizando a tecnologia mais inovadora existente em todo o mundo.

A instalação do forno é um dos legados da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba e é feita em parceria com a Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba. A Universidade Estadual de Montana patrocinou todo o material necessário, bem como os custos dos técnicos e especialistas dos Estados Unidos envolvidos na execução da obra. A inauguração será às 15h, com a presença de uma comitiva da universidade norte-americana.

Trabalhando com parceiros da comunidade local sob coordenação do escultor Elvo Benito Damo, os professores Jeremy Hatch e Dean Adams, especialistas em cerâmica da Universidade de Montana, foram os responsáveis pelo projeto e a construção do forno de combustão à lenha. Fruto de inúmeras pesquisas, o equipamento se diferencia pelas formas, dimensões e proporções utilizadas, que acabam por proporcionar os melhores resultados no processo de queima da cerâmica.

De acordo com o diretor da Bienal, Luiz Ernesto Meyer Pereira, é grande o número de ceramistas e instituições que ensinam a arte da cerâmica em Curitiba, portanto, muitos alunos, professores e artistas serão beneficiados. “A bienal identificou essa demanda, prospectou e chegou à universidade dos Estados Unidos, que encampou a proposta”, explica.

Coordenador do Ateliê de Esculturas, Elvo Benito Damo destaca as vantagens do equipamento. “É de importância singular para os ceramistas curitibanos, pois proporciona qualidades físicas, químicas e estéticas nas peças cerâmicas, impossíveis de se obter nos fornos existentes no Paraná”, diz. Para Elvo, a doação transforma o Ateliê de Esculturas do município no único pólo de atividade cerâmica com essa excelência no País.

A adequação e construção da cobertura para abrigar o local do forno foi feita pela Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais de Obras Públicas e do Meio Ambiente. A obra teve início em setembro, na quinzena de abertura da Bienal de Curitiba.

Formação artística

O Ateliê de Escultura da Fundação Cultural de Curitiba fica no Parque São Lourenço e faz parte do complexo do Centro de Criatividade de Curitiba.

O espaço dispõe de uma grande estrutura para o desenvolvimento de projetos de criação e formação artística na área do tridimensional. Além de fornos de grandes dimensões, possui todo tipo de equipamento necessário para a concepção de obras de arte que utilizam materiais como bronze, aço, alumínio, argila, pedra, madeira, vidro, cimento, resina e recicláveis.

Essa estrutura faz do ateliê do Centro de Criatividade de Curitiba um dos mais importantes do País. O local é coordenado pelo escultor Elvo Benito Damo, que presta orientação e recebe artistas interessados em realizar trabalhos.

O espaço é compartilhado entre os frequentadores, dentro de um sistema que possibilita a troca de experiências em pesquisas de materiais e de concepções estéticas. O Ateliê de Escultura funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Serviço: inauguração do forno para queima de cerâmica
Data: sexta-feira (9/2)
Horário: 15h
Local: Ateliê Livre de Escultura do Centro de Criatividade de Curitiba (Parque São Lourenço)

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar