03.08.2018Artista com Síndrome de Down mostra pinturas em Santa Felicidade

Aos 40 anos, a artista Eliane Maestrelli abrirá nesta sexta-feira (3/8), às 9h, sua primeira exposição individual. Com Síndrome de Down, a artista mostra nas telas a arte de viver. A exposição Don’t let me Down ocupa a sala de exposições da Fundação Cultural na Regional Santa Felicidade até 31 de agosto e tem entrada franca.

Há mais de cinco anos a artista, que já participou de outras mostras coletivas, é aluna do curso livre de pintura em tela oferecido pelo Núcleo da FCC na regional. Ela cria pinturas em acrílico, têmperas e óleo sobre tela. São dezenas de imagens com temas variados, que vão desde paisagens à natureza morta, além de reproduções de fotografias. “A Eliane domina o seu trabalho. Ela tem uma maneira peculiar de resolver suas imagens”, comenta a orientadora Iriene Borges.

O título da exposição, Don’t let me Down (Não me Decepcione), nome de uma famosa canção dos Beatles, faz alusão à síndrome, ressaltando a importância de se ter o apoio da família.

A mãe de Eliane, Natalina das Graças Stival Maestrelli, revela a expectativa da filha. “Ela gosta muito de pintar e está empolgada com a exposição.”

A professora Iriene destaca a importância do trabalho de socialização e inclusão que é reforçado também pela família. “A Eliane sempre foi estimulada, sempre foi independente. Esse apoio dos familiares, com educação e amor, foi muito importante para o desenvolvimento dela. Essa conquista é também o reconhecimento da família”, afirma.

Cursos

Iriene acredita que para muitos alunos o curso funciona como medida terapêutica. “Tem pessoas que procuram os cursos da Fundação Cultural como uma terapia, mas isso vai estar no trabalho que é desenvolvido em sala, nas relações que eles estabelecem com o colega. O envolvimento emocional é de todos, não tem como fazer arte sem ter entrega”, comenta.

No Núcleo Regional da Fundação Cultural em Santa Felicidade são ofertados vários cursos. O de pintura em tela é realizado uma vez por semana, às segundas, quartas, quintas ou aos sábados. As aulas têm duração de duas horas. Clique aqui para mais informações.

Serviço: exposição Don’t Let me Down
Local: sala de exposições da FCC na Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213)
Data: de sexta-feira (3/8) a 31/8
Horário de visitação: das 9h às 12h e das 14h às 18h