[Cinemateca] FRONTEIRAS/GUAÍRA, BICHO DO MATO, JULIETA DE BICICLETA

Lançamento dos curtas FRONTEIRAS/GUAÍRA, BICHO DO MATO, JULIETA DE BICICLETA

 

FRONTEIRAS/GUAÍRA

(Curta-metragem – documentário – 26 min. – Brasil – CI: Livre)

A construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu foi responsável pelo alagamento que sepultou em 1982 o Salto das Sete Quedas, que se localizava na fronteira entre Brasil e Paraguai. Trinta e seis anos após o alagamento, moradores da cidade de Guaíra ainda relembram o episódio que silenciou as maiores cachoeiras do mundo em volume de água. Rubens, de família paraguaia, mantém as tradições do país vizinho. Frei Pacífico ainda trabalha no reflorestamento de uma ilha que foi devastada pelas águas. Inácio, Ilson e Paulina lutam para manter as tradições do povo guarani e demarcar suas terras, enfrentando forte oposição do agronegócio local.

Direção: Juliana Sanson

Elenco: Frei Pacífico, Inácio Martins, Rubens Arguello, Ilson Soares, Paulina Martines, Otávio Acosta

 

BICHO DO MATO

(Curta-metragem – ficção – 15 min. – Brasil – CI: Livre)

Jussara e sua família perdem tudo o que tinham quando suas terras são atingidas por chuvas intensas e violentas. Sem ter onde viver, eles deixam o campo para morar na cidade grande, uma mudança que trará muitas dificuldades para todos, em especial para Jussara que precisará se adaptar a um mundo diferente do que ela conhecia.

Direção: Juliana Sanson

Elenco: Julia Sanson, Cássia Damasceno, Richard Rebelo, Marcelina Fialho, Andressa Medeiros, Gerson Delliano, Amarildo Martins

 

JULIETA DE BICICLETA

(Curta-metragem – ficção – 15 min. – Brasil – CI: Livre)

Julieta avança noite adentro pedalando a bicicleta de seu filho pelas ruas da cidade vazia. Sua viagem sem destino é interrompida por uma tentativa de assalto, mas ela recebe a ajuda de Cabeça, amigo de seu filho adolescente. Esse encontro inusitado revela aspectos da vida de Julieta que ela luta para ignorar.

Direção: Juliana Sanson

Elenco:, Guenia Lemos, Vitor Hugo Amaral, Alexandre Zampier (Conde Baltazar), Matheus Moura, Nathalia Garcia

Ingresso: gratuito

Data(s): 23/12/2018

Horário(s): 16h

Público Dirigido: não

Classificação: livre

Espaço Cultural:

Cinemateca de Curitiba

avise-me na véspera

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar