[Cinemateca de Curitiba] Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro

Curitiba vive há décadas sob a promessa da construção do metrô. Chegou a hora: em outubro acontece o Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, evento dedicado à exibição de filmes com até 30 minutos realizados por alunos de ensino superior ou estudantes de cursos livres de cinema. Além das projeções, o festival organizará debates e oficinas sobre temas diversos, como crítica cinematográfica e formatação de projetos para inscrição em leis de incentivo e eventos de mercado.
As inscrições foram abertas no dia 30 de junho e vão até 18 de agosto. O processo, simples, totalmente online, pode ser feito pelo site www.metrouniversitario.com.br.
Segundo Wellington Sari, diretor artístico do festival, “a ideia de brincar com o nome ‘metrô’ permite pensar em metáforas de viagem, deslocamento, conexão. O evento pode servir como uma grande estação central que recebe e movimenta todo tipo de pessoas e, claro, filmes”.
O Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro ocupa uma lacuna deixada pelo Putz – Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba, que, apesar do sucesso das sete edições, foi descontinuado em 2010. Desde então a cidade não organizou festivais com foco abrangente, que incluísse ficção e documentário, no cinema produzido por estudantes.
“Os festivais de cinema universitário foram fundamentais para nossa formação enquanto estávamos na faculdade, a Unespar. Gostaríamos de proporcionar para novos estudantes as oportunidades e experiências que tivemos”, conta Christopher Faust, diretor do festival que, assim como Sari, é da produtora O Quadro, empresa com largo currículo de obras voltadas ao universo jovem.
O Metrô – Festival do Cinema Universitário acontece do dia 11 a 15 de outubro, na Cinemateca de Curitiba e tem o Estúdio Tijucas como produtora associada e o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Data(s): 11/10/2017 a 15/10/2017 - 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Público Dirigido: não