[Cinemateca] CINECLUBE DO ATALANTE 4 ANOS: MOSTRA FILME B

(SÁBADO 21/04)
16h: MORTALMENTE PERIGOSA, de Joseph H. Lewis
(Gun crazy, 1950 – 86 min)
Desde a infância, Bart Tare é obcecado por armas de fogo. Problemático, já passou por um reformatório. Ele conhece Annie, uma insinuante e misteriosa atiradora, com quem forma uma dupla criminosa.

18h30: SILÊNCIO NAS TREVAS, de Robert Siodmak
(The spiral staircase, 1946 – 83 min)
Há um assassino à solta. Um psicopata livrando-se de jovens mulheres que carregam em comum algum tipo de deficiência. Helen, criada na mansão dos Warren, carrega consigo um trauma que a emudeceu desde a infância. Isso a torna um alvo fácil, e só lhe resta uma noite para fugir e sobreviver...

(DOMINGO 22/04)
16h: ALMAS SELVAGENS, de Jacques Tourneur
(Appointment in Honduras, 1953 – 79 min)
Um mercenário norte-americano desvia cinco prisioneiros que está transportando em um navio na América Central até a selva da Honduras, onde acontece uma revolução civil. Enquanto tenta efetuar sua missão, que mantém sob sigilo de todos, ele e os demais enfrentam os perigos da selva.

18h30: THE BIGAMIST, de Ida Lupino
(The bigamist, 1953– 80 min)
Harry Graham (Edmond O'Brien), um pacato vendedor ambulante de San Francisco, é casado há vários anos com Eve (Joan Fontaine). O casal decide adotar uma criança, mas o comportamento suspeito de Graham durante a entrevista na agência acaba chamando a atenção do responsável pelo processo de adoção (Edmund Gwenn). Ele investiga a vida de Graham e passa a desconfiar de suas repetidas viagens a Los Angeles, até finalmente descobrir que Harry tem uma vida dupla. Um filme belo e sensível que bem representa a curta porém brilhante filmografia de Ida Lupino atrás das câmeras.

(SÁBADO 28/04)
16h: FORÇA DO MAL, de Abraham Polonski
(Force of evil, 1948 – 82 min)
Joe Morse (John Garfield) é um inescrupuloso e ambicioso advogado que, representando o chefe do crime Ben Tucker (Roy Roberts), quer unificar todo o "jogo da tabela" (espécie de "jogo do bicho") em uma única e poderosa organização.Para fazê-lo sem o uso da violência e sem transpor nenhuma lei, Joe precisará acabar com todos os pequenos "bicheiros", sendo que, entre eles, está seu irmão mais velho Leo Morse (Thomas Gómez). Joe agora se encontra encurralado, pois precisará escolher a fortuna ao lado de Tucker ou o bem-estar físico e financeiro de seu irmão.

18h30: MADRUGADA DA TRAIÇÃO, de Edgar G. Ulmer
(The naked dawn, 1955 – 82 min)
Pobre, mas orgulhoso, jovem fazendeiro é instigado a se envolver em um assalto, com um desconhecido. Ele é relutante, mas acaba cedendo, desencadeando uma trama de corrupção e ganância que também envolverá sua esposa e a insatisfação de suas vidas.

(DOMINGO 29/04)
16h: (DOUBLE BILL) O ESTRANGULADOR MISTERIOSO, de Richard Fleischer
(Follow me quietly, 1949 - 60 min)
Um policial obcecado persegue um assassino serial fugaz que estrangula suas vítimas em noites chuvosas ao mesmo tempo que tem que lidar com uma reporter de uma revista sensacionalista, que quer ter a exclusividade sobre o fato.
CAVALGADA TRÁGICA, de Budd Boetticher
(Comanche Station, 1960 - 74 min)
O filme conta a história de um homem cuja esposa foi capturada pelos Comanches. Ele liberta a mulher de outro homem e está levando-a para casa quando encontra três bandidos, que querem devolvê-la em troca de recompensa. Ele deve protegê-la contra esses homens, bem como da ameaça dos saqueadores comanches. Este foi o último filme do ciclo de westerns dirigidos por Budd Boetticher e estrelados por Randolph Scott, na década de 50, chamado "Ranown" (nome da produtora de Randolph Scott e Joe Harry Brown).

18h30: O PODER DO ÓDIO, de Allan Dwan
(Slightly Scarlet, 1956 – 99 min)
A cleptomaníaca (pessoa que tem Impulso mórbido para o furto) Dorothy Lyons está em liberdade condicional sob custódia da irmã June, secretária do candidato a prefeito Frank Jansen. Ben Grace, adjunto do chefe do crime Solly Caspar, vê isso como uma forma de manchar a campanha de Jansen. Mas depois de se desentender com Caspar, Ben tenta ajudar June e começa a se apaixonar por ela.

Ingresso: gratuito

Data(s): 21/04/2018 a 22/04/2018 - sábado, domingo, 28/04/2018 a 29/04/2018 - sábado e domingo

Horário(s): 16h | 18h30

Público Dirigido: não

Classificação: 14 anos

Espaço Cultural:

Cinemateca de Curitiba

avise-me na véspera

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar