Em janeiro, o varal literário da Casa da Leitura Miguel de Cervantes irá homenagear o autor João Cabral de Melo Neto, tendo em vista a data comemorativa de seu aniversário no dia 09/01.
Em janeiro, dando continuidade às leituras da obra da autora Lygia Fagundes Telles, o ciclo do ano será aberto com o conto Venha Ver o Pôr do Sol. Este texto reflete a importância de observar as relações das mulheres em contextos íntimos e afetivos.
A Casa da Leitura Walmor Marcellino promoverá uma roda de leitura com o conto “Venha ver o pôr do sol”, da escritora Lygia Fagundes Telles.
A Casa da Leitura Paulo Leminski convida pessoas aposentadas a participarem desta roda de leitura, em um espaço acolhedor para compartilhar suas histórias e experiências.
A videoinstalação “Os Monstros Dentro do Tubo”, configura-se como parte de um trabalho para conclusão de curso em Cinema e Audiovisual –Unespar /FAP. A obra propões um percurso entre as extremidades do vídeo, a televisão de tubo (CRT) e mídias voltadas para o público.
Exposição de mais de 140 gravuras em pequena dimensão e em diversas técnicas: gravura em metal, litografia, xilogravura, serigrafia entre outras. A grande maioria das gravuras foram realizadas nos ateliês do Museu da Gravura Cidade de Curitiba. Participam da mostra artistas gravadores de Curitiba, de alguns estados brasileiros e de outros países. Exposição idealizada pela artista e instrutora de artes da Fundação Cultural de Curitiba, Andreia Las, com o apoio do Museu da Gravura Cidade...
Exposição coletiva dos artista Igor Rodacki, Mara Cunha e Sander Riquetti. A exposição apresenta trabalhos inéditos e ousados com o predomínio de técnicas da gravura. Também compõem as exposições, pinturas e instalação.
Em meio ao alto verão brasileiro, o Expositor Literário adulto da Casa da Leitura Miguel de Cervantes, contará com romances solares e com clima de férias para os amantes de uma boa história.
O expositor literário infantojuvenil de janeiro contará diversas histórias para acompanhar as férias dos pequenos leitores da Casa da Leitura Miguel de Cervantes, com cenários e personagens divertidos!
A Exposição Coleções apresenta trabalhos de associados da Associação dos Artistas Plásticos do Paraná, com o tema "Coleções". Essa mostra busca explorar diferentes olhares e interpretações dos artistas sobre o ato de colecionar, criando um espaço para o diálogo e a troca de ideias por meio das imagens.
A partir de 2025, a Hora do Conto na Casa da Leitura Nair de Macedo vai começar mais cedo, às 15h! O encontro continua cheio de histórias incríveis e muita diversão para crianças e famílias.
Você sabia que a arte rupestre foi uma das primeiras tentativas da humanidade em contar histórias? Pensando nisso, a Casa da Leitura Walmor Marcellino irá apresentar histórias que falam sobre esse tempo tão distante e, também, uma imersão virtual à caverna Lascaux.
Venha aproveitar as férias de janeiro e descobrir novas histórias!
Em homenagem ao Dia do Leitor, celebrado em 7 de janeiro, a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam propõe uma contação de histórias com os livros Adélia, de Jean-Claude Alphen e Para que serve um livro?, de Chloe Legeay.
Venha aproveitar as férias na companhia dos livros! Nas duas últimas sextas de janeiro, haverá contação de histórias com obras de narrativas visuais.
A Casa da Leitura Osman Lins apresenta uma contação de história da célebre obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, em que uma menina, depois de entrar numa toca de coelho, passa a ver o mundo (pelo menos o seu) de uma forma bem diferente.
Exposição de uma gravura do acervo da FCC/MGCC na sala "Relicário" homenageando o artista Carlos Henrique Tullio, falecido no mês de setembro deste ano. Tullio foi um multiartista e gravador paranaense importante para a o Museu da Gravura Cidade de Curitiba.
Sessões presenciais e virtuais de filmes da cinematografia brasileira e internacional, selecionados por uma curadoria especializada. Confira a programação completa em: www.cinepasseio.org
Neste ano, o Clube de Leitura: Curitiba Lê Junto propõe o tema (Re)Imaginar Territórios, com o objetivo de compartilhar leituras de obras que abordam a relação entre processos políticos e territórios, desafiando narrativas hegemônicas. Como parte das celebrações do Dia da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, será lido Mau Hábito, que traz a história de uma adolescente lutando para encontrar seu lugar em um corpo que não entende. A narrativa percorre sua infância em um bairro operár...
Em comemoração ao Dia do Leitor e da Leitora, celebrado em 7 de janeiro, a Casa da Leitura propõe uma roda de leitura para refletir sobre o papel da leitura e da literatura em nossas vidas. Será lido o conto O Fim do Mundo do Fim, de Julio Cortázar, e a crônica Memória de Livros, de João Ubaldo Ribeiro. Ambas as obras convidam os participantes a refletirem sobre como os livros e a experiência da leitura podem expandir nossa visão de mundo.
A Casa da Leitura propõe uma tarde de contação de histórias para celebrar a estação mais bonita do ano: o Verão.
O Clube de Leitura “Experiências Despedaçadas” no mês de janeiro discutirá contos de Clarice Lispector e Júlia Lopes de Almeida – escritoras que imprimiram na literatura as mais sensíveis sensações inerentes à vida.
Para acompanhar o ritmo de férias das crianças, a roda de leitura CLARICE: O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE será voltada para as famílias leitoras da Casa da Leitura Miguel de Cervantes, com um texto que abrange todas as idades.
A Casa da Leitura Walmor Marcellino promoverá uma roda de leitura com o conto “A Insolação”, do escritor uruguaio Horacio Quiroga.
Considerando o período de férias escolares, no qual os pequenos leitores têm mais tempo livre para aproveitar o espaço, a Casa da Leitura Laura Santos propõe uma série de contações de histórias, com atividades e brincadeiras relacionadas aos livros lidos.
O Clubinho Miguelitos de janeiro, em sintonia com as férias, contará pela manhã histórias voltadas para bebês, buscando enfatizar a importância da leitura desde as idades iniciais.
O Clubinho Miguelitos de janeiro, em sintonia com as férias, contará à tarde histórias de aventuras mágicas. Tudo acontecerá no amplo espaço encantado da Praça da Espanha.
Cadastre seu e-mail e receba novidades da Fundação Cultural de Curitiba.